segunda-feira, 2 de maio de 2011

TOP 5 - Rutger Hauer


O aguardado filme de ação "Hobo with a Shotgun" vai chegar aos cinemas estadunidenses no próximo fim de semana. É válido ressaltar que a película é baseada no falso trailer de "Grindhouse" de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino em 2007. Como todos sabem, "Machete" também foi inspirado nos citados trailers.

"Hobo with a Shotgun" é a história de um mendigo que combate pedófilos, policiais corruptos eescória da sociedade em geral, com sua potente espingarda. O filme é claramente uma homenagem aos cults "sem-noção" exibidos nos grindhouses da década de 70. E ninguém melhor para interpretar o citado e maltrapilho anti-herói do que o cultuado astro holandês, Rutger Hauer.

Nascido em 1944, o astro é mais conhecido por seus papéis como vilão em grandes filmes. Mas o ator de porte galante, tmbém protagonizou em início de carreira várias produções românticas. Foi o aclamado cineasta e conterrâneo de Hutger, Paul Verhoeven que o levou a fama em "Louca Paixão" de 1973. O filme foi um imenso sucesso de público e crítica, sendo até indicado o Oscar de "melhor filme estrangeiro" em 1974.

 "Hobo with a Shotgun", 2010

Em 1975, Hauer ganhou projeção mundial após atuar no fraco suspense "The Wilby Conspiracy", com Michael Caine e Sidney Poitier. No mesmo voltou a parceria com Verhoeven em "O Amante de Keetje Tippel". Além do cineasta, a parceria também se deu com a atriz do filme Monique van de Ven, par romântico de "Louca Paixão". A película não repetiu o sucesso de 1973 mas o consolidou como um astro europeu em ascenção. Contudo depois de alguns filmes menores em produções holandesas e alemãs, Hauer voltou pela terceira vez a fazer parceria com Verhoeven no aclamado filme de guerra, "Soldados de Laranja". A produção belgo-holandesa conta a história da invasão nazista aos Países Baixos, no ápice da Segunda Guerra Mundial, em 1940. Diz a lenda que Hauer quase perdeu a vida acidentalemente depois da filmagem de uma cena de explosão.

Do outro lado do oceano, Rutger Hauer se consolidava como um ator perfeito para papéis de vilão.Em "Os Falcões da Noite" (1981), o ator encarou o brucutu Sylvester Stallone. Mas foi em 1982, que o ator holandês se imortalizou como um dos vilões mais inesquecíveis da história do cinema. Em "Blade Runner"  Hauer interpreta um andróide rebelde que fora programado para viver apenas dois anos. Com ânsia de viver, ele parte em busca de seu criador para tentar reprogramá-lo. Em seu encalço o famoso Rick Deckard (Harrison Ford). Juntos os personagens protagonizam uma das cenas mais belas da sétima arte, em pleno desfecho da trama.

Hauer e Stallone em "Os Falcões da Noite", 1981

Depois vieram outras produções hollywoodianas; "Eureka" com Gene Hackman; "O Casal Osterman" com John Hurt; "Feitiço de Áquila" com Michelle Pfeiffer; "Conquista Sangrenta", quinto projeto em parceria com Paul Verhoeven. Em 1986, Hauer voltou a impressionar ao interpretar o destemido psicopata John Ryder no road-movie de suspense, "A Morte Pede Carona". Depois do sucesso como o maníaco perseguidor, o holandês revezou produções independentes com filmes enlatados. Na década de 90 o astro se rendeu a produções baratas e de qualidade duvidosa, além de se tornar um ator de filmes de ação.

"O Feitiço de Áquila", 1985

Em 2005, Hauer ganhou duas sobrevidas no cinema. Com "Sin City" o ator decadente de produções enlatadas, voltava em uma pequena participação no cultuado filme. No mesmo ano, o loiro esteve em "Batman Begins" de Christopher Nolan, consolidando-se como um astro cult. Hoje em dia o ator é ambientalista do Greenpeace, e ativista em pró dos portadores do vírus do HIV. Seu nome é lembrado pelo carisma de mais de 40 anos de carreira, entre altos e baixos em papéis inesquecíveis. Com "Hobo with the Shotgun", Hauer pode mostrar mais uma vez seu talento e irreverência para as novas gerações. Confira a lista dos cinco melhores personagens do ator.


5-) Eric Vonk (Louca Paixão,1973)

4-) Erik Lanshof (Soldados de Laranja, 1977)


3-) Cardeal Roark (Sin City, 2005)

2-) John Ryder (A Morte Pede Carona, 1986)

1-) Roy Batty (Blade Runner, 1982)

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs