segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fim de semana em Cannes

Os júris da Competição e do "Un Certain Regard" não tiveram descanso no final de semana. A mostra dos filmes continuou a todo vapor na Croisette. Grandes nomes estiveram presentes durante sábado e domingo na cidade da Riviera Francesa. Foi o caso de Johnny Depp e Penelope Cruz, que divulgaram o último filme da cine-série, "Piratas do Caribe" no sábado. Robert De Niro "deu o ar da graça" e compareceu na estréia do filme de Rob Marshall.

 Johnny Depp e Penelope Cruz

Mas antes, De Niro e seu júri tiveram que assistir a dois filmes da competição. A comédia israelita "Footnote" de Joseph Cedar que retrata a cultura hebraica do Talmude, e o pesado drama austríaco sobre pedofilia, "Michael" de Markus Schleinzer. O primeiro teve uma discreta recepção por parte da crítica. Já o segundo foi bastante comentado por sua crueza, e pela doentia relação entre o protagonista pedófilo e a inocente vítima infantil, trancafiada em um porão. É válido ressaltar que Schleinzer, diretor de "Michael", foi colaborador do consagrado cineasta e conterrâneo, Michael Haneke.

Viktor Tremmel, Michael Fuith, Markus Schleinzer, David Rauchenberger, Ursula Strauss, Gisela Salcherand
 
 
Sábado foi especial para o presidente do júri do "Un Certain Regard, Emir Kusturica. Além de contemplar os filmes exibidos que competem na mostra paralela, o sérvio também foi condecorado como Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra pelo conjunto da obra. No sábado o chileno "Bonsai" de Cristián Jiménez e o francês "Les Neiges du Kilimanjaro" de Robert Guediguian foram as películas exibidas na competição presidida por Kusturica.

Jean-Pierre Darroussin, Ariane Ascaride e Robert Guediguian

 No domingo as atenções foram voltadas aos irmãos Dardenne, Jean-Pierre e Luc, vencedores da Palma de Ouro em Cannes, duas vezes. O primeiro foi em 1999 pelo drama "Rosetta", e o segundo foi em 2005 por "A Criança". Os consagrados diretores belgas exibiram "La Gamin au vélo", película protagonizada por Cécile de France. No novo filme da dupla, um garoto busca por informações de seu pai que há muitos anos o abandonou. Nessa busca, o menino é amparado por uma desconhecida cabelereira. A crítica tratou o filme da dupla como uma obra menor dos cineastas que comparem quase todos os anos no Festival de Cannes.

Jean-Pierre Dardenne, Cecile de France e Luc Dardenne
 
Se os irmãos Dardenne não impressionaram esse ano, não se pode dizer o mesmo do francês "L´artiste" de Michel Hazanavicius. O filme rodado em preto e branco, é uma homenagem aos tempos mudos, e a revolução do som na sétima arte. Como  nas películas de Buster Keaton e Chaplin, em "L´artiste" não se houve o som emitido pela voz de seus vocalistas. A deliciosa homenagem, mesclada a nostalgia dos anos 20, encantou a crítica que aplaudiu o filme com entusiasmo no término de sua metragem.

Jean Dujardin e Berenice Bejo, protagonistas de "L´artiste"

No "Un Certain Regard" foi exibido o americano "Martha Marcy May Marlene" de Sean Durkin. O filme já tinha sido exibido no Festival de Sundance em janeiro, arrancando elogios da crítica. O cineasta canadense Sean Durkin, por sinal, foi nomeado como o melhor diretor da última edição do festival estadunidense."Halt auf freier Strecke" do alemão Andreas Dresen, filme da mostra "Un Certain Regard", também foi exibido nesse domingo. O filme relata os últimos meses de vida de um homem com tumor no cérebro, e que decide registrar seus últimos momentos através de um iPhone.
 
 
 Andreas Dresen, Steffi Kuhnert e Milan Peschel 
 
Confira o trailer de "La Gamin au vélo" dos irmãos Dardenne.


Confira também



0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs