terça-feira, 3 de novembro de 2009

ATIVIDADE PARANORMAL (2007)

Após muita curiosidade, pude conferir pela internet o filme mais comentado dos últimos meses. Fóruns espalhados por toda internet debatem incansavelmente a qualidade de "Atividade Paranormal", filme que alcançou altos U$84.6 milhões nas bilheterias. Alguns internautas acharam terrivelmente assustador, enquanto outros creditaram a película como uma alta picaretagem marqueteira. Com qualidade ou não, "Atividade Paranormal" é um filme que não será esquecido facilmente. Seguindo religiosamente preceitos que tornaram "A Bruxa de Blair" um enorme sucesso há exatos dez anos, o filme de Oren Peli leva ao espectador a sensação desconfortável de realismo. Ou pelo menos tenta. A fórmula desgastada de câmera em primeira pessoa, em certas cenas cansa. Tanto é que a parte mais interessante do filme é quando a câmera permanece parada na frente da cama dos protagonistas. É durante a vunerabilidade noturna dos personagens da trama, que a entidade aparece cada vez mais agressiva, assustando o espectador mais medroso.
O antigo programador de softwares, Oren Peli não precisou de muita coisa (míseros U$11 mil) para dar um banho em quase todas a produções de terror lançadas nesse ano. Tamanho sucesso do filme, veio acoplado com uma série de lendas urbanas. Uma das mais interessantes (e de fato irreal), foi a de Steven Spielberg. Logo após assistir a essa película, o prestigiado cineasta tomou um susto danado pois as portas dos quartos de sua mansão, trancaram-se por dentro misteriosamente. Marketing bom também pode ser marketing apelativo!
Os efeitos amadores não prejudicaram o suspense da película. Contudo "Atividade Paranormal" perde feio em termos de realismo para "A Bruxa de Blair". Algumas cenas da intimidade do casal são extremamente forçadas, e estão inseridas durante o filme de forma superficial. Ao contrário da "Bruxa", que não tinha cena alguma indispensável na trama e ao mesmo tempo situava o espectador sobre a personalidade de cada personagem. Além da coragem sobre-humana de Micah, namorado de Katie, a perseguida pelo demônio. O protagonista não se contenta com as demonstrações demoníacas da entidade, provocando-a cada vez mais. A cena do vídeo que ele baixa na internet sobre uma suposta possessão foi uma clara cópia de um tal filme de 1973, onde uma menininha é possuída pelo demo. Contudo tais furos são até plausíveis e não prejudicam a diversão do filme que foi feito totalmente por amadores.
"Atividade Paranormal" assusta sim, mas esqueça exageros como "um dos filmes mais assutadores de todos os tempos". O marketing virtual dado a esse filme é mais forte que os sustos que você vai levar.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs