sexta-feira, 27 de maio de 2011

Christopher Lee

O ator britânico, imortalizado pelo Drácula mais famoso do cinema, completa 89 anos hoje. Sua trajetória cinematográfica se estende por seis décadas.  O ator, que em 1941 se alistou para Força Aérea Real da Inglaterra, esteve na Segunda Guerra Mundial. Só depois do grande conflito que ele se dedicou às artes dramáticas. Sua estréia no cinema ocorreu em 1947, em uma pequena participação em "Corridor of Mirros". Logo em seguida, Lee atuo em memoráveis películas britânicas; "Hamlet" de Laurence Olivier e "Moulin Rouge" de John Huston, além de fazer pontas em séries televisivas na Inglaterra e nos EUA.


De alta estatura (1m96), Christopher Lee chamava atenção pelo seu porte, atraindo papéis intimidadores.
Em 1957 fez sua primeira aparição em um filme de terror, com "A Maldição de Frankenstein" de Terence Fisher. O filme da
produtora britânica Hammer foi um grande sucesso no mundo todo. Lee interpretou justamente a temida criatura criada por Frankenstein.

"A Maldição de Frankenstein"

Um ano depois retornou ao gênero de terror com o personagem que o imortalizou; Drácula. "O Príncipe da Noite" retomou a parceria dele com o cineasta Terence Fischer. Seu vampiro faria muitos esquecerem a também excelente atuação de Bela Lugosi, na adaptação cinematográfica do romance de Bram Stocker.

"O Príncipe da Noite"

No final da década de 50 e começo da de 60, Christopher Lee voltaria a atuar em outras preciosidades da Hammer; "Corridors of Blood", "O Cão dos Baskervilles", "The Man Who Could Cheat Death", "A Múmia", "Horror Hotel", "O Monstro de Duas Caras" e "Taste of Fear". Além das produções da Hammer, Lee se aventurou em filmes alemães e italianos. Até retomar o famoso Drácula no qual ajudou a imortalizar. Em 1963, voltou a interpretar o vampiro mais famoso do cinema em "Drácula, o Vampiro". Ao lado de Vincent Price e Peter Cushing, Lee compunha o grande trio de astros de filmes britânicos.

Peter Cushing sendo estrangulado pela versão mumificada de Christopher Lee em "A Múmia"

Sua filmografia durante as décadas seguintes, praticamente se esumia à películas baratas de terror, produzidas ou não pela Hammer. Além de Drácula, Christopher Lee ajudou a imortalizar o famoso ladrão chinês Fu Manchu, em uma série de películas. Além de Terence Fisher, Lee atuou em filmes de outros "mestres" do gênero como Freddie Francis, Mario Bava e Jess Franco. 

"Fu Manchu"

Em 1970, Christopher Lee participou do épico hollywoodiano "Júlio César", protagonizado por Charlton Heston. Mesmo assim, Lee não pretendia desvincular sua imagem aos filmes de terror. Em 1973 atuou em produções inesquecíveis como em "O Homem de Palha" e "The Creeping Flesh", além de protagonizar mais um filme do Drácula.

"O Homem de Palha"

Sua imagem já bastante cultuada, passou a participar de grandes produções como em "Os Três Mosqueteiros", "007 Contra o Homem Com a Pistola de Ouro" e "Aeroporto 1977". A partir de então, o ator figurou em dezenas de produções de qualidade duvidosa, sempre revezando em projetos para televisão ou cinema. 

"007 Contra o Homem Com a Pistola de Ouro"

Em 1999, Lee foi redescoberto por Tim Burton para atuar no razoável "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça", e repetiu a parceria por mais três películas. Na década seguinte, Christopher Lee retornou ao mainsteam, nas duas franquias mais lucrativas da história do cinema. Em "Star Wars", o ator britânico interpretou o Conde Dooku, e em "O Senhor dos Anéis" o eterno Drácula deu vida a "Saruman, o Branco". Em ambas franquias Lee interpretou o que sabe fazer melhor - o vilão. 


Apesar de ter quase 90 anos de idade, Christopher Lee permanece na ativa, e tem projetos até 2013. Ele está incluso no elenco de "O Hobbit", adaptação do livro homônimo, que será dividido em duas películas. A primeira estréia em dezembro de 2012, e a seguinte um ano depois. Vida longa a Christopher Lee. Confira sua participação como cantor ao lado da banda italiana de metal sinfônico, "Rhapsody".





0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs