segunda-feira, 30 de maio de 2011

Spielberg e a Amblin

A Amblin Entertainment, criada no começo da década de 80 por Steven Spielberg produziu dezenas de sucessos nos últimos trinta anos. Contudo o estúdio foi deixado um pouco de lado, depois da criação da Dreamworks, em meados da década de 90. Com "Super 8", ficção científica dirigida por J.J Abrams, Spielberg quer retomar a Amblin, estúdio de preciosidades como "Os Goonies", "De Volta para o Futuro", "O Enigma da Pirâmide", "Fievel- Um Conto Americano", "Viagem Insólita", "O Império do Sol", "Uma Cilada para Roger Rabbit", e o grande símbolo da companhia, que foi "ET - O Extraterrestre".




   O primeiro filme produzido pela companhia de Spielberg foi "Brincou com Fogo...Acabou Fisgado" de 1981, comédia romântica protagonizada por John Belushi, em seu penúltimo papel no cinema. O debute veio um ano antes do grande sucesso que fora "ET- O Extraterrestre". As produções da Amblin sempre eram acompanhadas por uma ansiedade, pois se tratava de blockbusters de muita qualidade.


"Brincou com Fogo...Acabou Fisgado"

 Além de grandes produções cinematográficas, a produtora também foi responsável por grandes sucessos na televisão, principalmente entre as crianças; "Tiny Toons", "Animaniacs", "Freakazoid"e "Pinky e o Cérebro" foram alguns dos desenhos qu marcaram a infância de muitas pessoas (principalmente desse que vos escreve). A Amblin também produziu o grande sucesso "E.R", conhecido no Brasil como "Plantão Médico", além do inesquecível "Amazing Stories".




     Desde 1997, a Amblin foi deixada de lado por Spielberg, tudo por conta da criação da Dreamworks. Mas o antigo estúdio continuou na ativa, apesar de quase ter caído no esquecimento. Os filmes de Spielberg dos últimos dez anos, foram co-produzido pela Amblin, além de outras produções como "Memórias de uma Gueixa", "A Casa Monstro", "Cartas de Iwo Jima", "A Conquista da Honra" e "Além da Vida".

"Inteligência Artificial", dirigido por Spielberg em 2001 foi um dos poucos filmes produzidos pela Amblin na última década


Fã confesso das produções do estúdio, J.J Abrahams (Lost) se empolgou ao saber que seu projeto seria financiado pela lendária companhia de Spielberg. E ainda seria a esperada retomada do estúdio, em grande estilo. "Super 8" tem toda aquela pitada nostálgica das produções oitentistas da produtora. É um blockbuster em potencial que promete grandes efeitos, além de ser direcionado para toda família.


Pôster japonês de "Super 8"

Para quem não sabe, o nome do estúdio é uma homenagem que Spielberg fez a um curta de 26 minutos que ele dirigiu em 1968, com uma câmera 35mm. Segundo Spielberg, "Amblin" abriu portas para sua carreira, e por isso decidiu homenagear a película. Confira o trailer do curta.


Abaixo segue uma relação com os maiores sucessos da companhia que transformou Spielberg em um bilionário.


1982- ET- O Extraterrestre

1984-Gremlins
1985-Os Goonies

1985-De Volta para o Futuro

1986-Um Conto Americano

1988-Uma Cilada para Roger Rabbit

1991-Cabo do Medo

1993-Jurassic Park

1993-A Lista de Schindler


0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs