sábado, 14 de maio de 2011

2º dia do Festival de Cannes

Quarta-feira foi a abertura do festival  mais aclamado do cinema, mas só foi ontem que foram exibidos os primeiros filmes em competição. A primeira película exibida para o jurí foi "Sleeping Beauty", drama australiano com a protagonista de "Sucker Punch", Emily Browning. Após o término da metragem, o filme arrancou palmas discretas da platéia presente na exibição. "Sleeping Beauty" é o debute de Julia Leigh, famosa autora de livros na Austrália, como cineasta.

Emily Browning

Coincidentemente (ou não), o outro filme que concorre a Palma de Ouro, exibido ontem em Cannes, também foi dirigido por uma mulher; Lynne Ramsay. A cineasta escocesa é conhecida por "Ratcatcher", premiado drama de 1999. Em "We Need to Talk Abou Kevin", Tilda Swinton interpreta uma mãe que tem que lidar com a situação de seu filho homicida, interpretado por Ezra Miller. Como de praxe, a atriz Tilda Swinton foi elogiada pelo seu desempenho nesse drama familiar indicado a Palma de Ouro.


Ezra Miller, Tilda Swinton, Lynne Ramsay e John C.Reilly

Além dos filmes em competição, outros filmes estrearam em Cannes na quinta-feira. É o caso do brasileiro "Trabalhar Cansa" de Juliana Rojas e Marco Dutra, filme que surpreendeu o público e crítica pela mistura de drama social com cinema de fantasia.  A película concorre na competição paralela, "Un Certain Regard". Já o vencedor da Palma de Ouro em 2003, Gus van Sant exibiu seu filme "Restless", que concorre com "Trabalhar Cansa". O cineasta sérvio Emir Kusturica é o presidente do júri que vai escolher qual é o melhor filme entre os concorrentes de "Un Certain Regard".
Emir Kusturica


Abaixo um trecho de "We Need to Talk Abou Kevin" de Lynne Ramsay.




1 comentários:

O Neto do Herculano disse...

Tenho expectivas quanto ao novo filme dos Dardenne, será que vencem outra vez?

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs