sábado, 21 de maio de 2011

Quinta e sexta em Cannes

Enfim o Festival de Cannes exibiu os últimos filmes que concorrem a famigerada Palma de Ouro. Na quinta-feira, Cannes ainda respirava a polêmica em torno da infeliz declaração de Lars von Trier, que na coletiva de imprensa brincou dizendo que era nazista. O mal estar foi tão grande em torno da "chacota" do dinamarquês, que o presidente do festival, Giles Jacob, decidiu que Lars von Trier é "persona non grata". Portanto o diretor está proibido de frequentar os eventos do festival, tal como a premiação de entrega das Palmas de Ouro que acontece amanhã (22). O contratempo ofuscou a aguardada exibição de "El Piel que Habito" de Pedro Almodovar, na última quinta-feira. A película do cineasta espanhol ganhou discretos elogios da crítica, mas dificilmente vai levar o prêmio máximo concedido pelo júri. "El Piel que Habito" é o retorno da parceria entre Almodovar e Antonio Banderas, depois de quase duas décadas. Elena Anaya e Marisa Paredes completam o elenco da película.

 Antonio Banderas e Pedro Almodovar

Takashi Miike, um dos grandes diretores do cinema japonês da atualidade, também esteve na Croisette na última quinta-feira. "Hara-Kiri", remake em 3-D do clássico filme homônimo de Masaki Kobayashi, foi exibido, agradando os críticos . Apesar de ser inferior à obra prima de 1962, "Hara-Kiri" é uma refilmagem de respeito, que ganha contornos modernos devido a tecnologia tridimensional empregada na tela. 

Takashi Miike e Eita

No "Un Certain Regard" foi exibido o drama coreano, "The Day He Arrives" de Hong Sang-soo, cineasta premiado ano passado por "Ha Ha Ha". O filme rodado em preto e branco, conta a história de um professor que de passagem por Seul para se encontrar com amigo, conhece uma misteriosa mulher, que se parece muito com uma antiga amante. O filme político francês "L´Exercice de L´Etat" de Pierre Schoeller, foi a segunda película exibida no "Un Certain Regard", na quinta-feira.

Jun Sang Yu, Song Summi, Hong Sang-soo
 
Sexta-feira foi o úlimo dia de exibição dos filmes que concorrem na "Competição" e no "Un Certain Regard". O italiano Paolo Sorrentino exibiu seu road-movie roqueiro, "This Must Be The Place", título baseado na canção homônima da banda americana Talking Heads. Sean Penn é o protagonista, com visual de Robert Smith, que busca vingar seu pai pelas barbaridades que ele sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. A película foi uma das mais elogiadas desse Festival de Cannes, sendo que Sean Penn é o franco favorito como ator. O astro também está em "A Árvore da Vida" de Terrence Malick, filme na "Competição", que não foi muito bem recebido na Croisette. 

Eve Hewson e Sean Penn

Se Sean Penn é favorito, o excelente ator americano Ryan Gosling também corre atrás por sua atuação quase silenciosa em "Drive" de Nicolas Winding Refn. Gosling interpreta um motorista e dublê de cinema, que envolve-se com assaltantes. "Drive", que também concorre à Palma de Ouro, foi a primeira película do cineasta dinamarquês Nicolas Winding Refn nos EUA.

Ryan Gosling e Nicolas Winding Refn

"Okhotnik" de Bakur Bakuradze da Geórgia e "Morrer como um Homem" de João Pedro Rodrigues de Portugal, foram as películas que encerraram a exibição dos concorrentes de "Un Certain Regard".

 Confira o trailer de "This Must be the Place".

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs