quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como anda Cannes

Três dias que deixei de postar notícias sobre Cannes, e dezenas de fatos envolvendo o festival de cinema aconteceram sem minha atualização. Vou resumir com as principais polêmicas, filmes e presenças desses últimos dias. Na segunda-feira, grande parte da crítica presente na Croisette se frustou após o término do aguardado filme de Terrence Malick, "A Árvore da Vida". Brad Pitt, protagonista da película, esteve presente na exibição, diferente do misterioso cineasta avesso à entrevistas. Como era de se esperar, a coletiva de imprensa lotou, e Pitt respondeu educadamente as perguntas dos jornalistas presentes.  "A Árvore da Vida" foi rodado em 2008, mas só há alguns meses que Malick finalizou a edição, como sempre, pouco ortodoxa.





Angelina Jolie e Brad Pitt

No mesmo dia foi exibido "L’Apollonide : souvenirs de la maison close" de Bertrand Bonello, terceira película francesa exibida em "Competição", mas com uma passagem bem discreta pela Croisette. No "Un Certain Regard" foram exibidos "Et maintenant on va où?" de Nadine Labaki, e o francês "Hors Satan", dirigido por Bruno Dumont. A película de Dumont, aborda a relação entre duas pessoas rústicas e eremitas, que vivem rodeados apenas pela natureza. A película foi bastante aplaudida e recebeu boas críticas.

Bertrand Bonello e o elenco feminino de "L’Apollonide : souvenirs de la maison close"

Na terça-feira (17 de maio) estiveram presentes em Cannes as seguintes celebridades; Aki Kaurismäki, Jean-Paul Belmondo, Jodie Foster, Mel Gibson, entre outros. O cineasta finlandês Kaurismäki foi a Cannes para exibir "Le Havre",  drama sobre imigração ilegal que concorre a Palma de Ouro, e que foi efusivamente aplaudido pela entusiasmada platéia. A quarta e última película francesa em "Competição" também foi exibida na terça-feira. Trata-se de "Pater", dirigido por Alain Cavalier.


Toda frieza escandinava de Aki Kaurismäki

O cinema sul-africano e japonês estiveram representados respectivamente por "Skoonheid" de Oliver Hermanus e "Tatsumi" de Eric Khoo. A primeira película chamou atenção, por ser falada totalmente em afrikaans. Já a segunda, é uma homenagem a um dos maiores nomes do manga; Yoshihiro Tatsumi.


Eric Khoo e Yoshihiro Tatsumi

Mas o grande frisson do dia ficou por conta de Jodie Foster e de Mel Gibson, na exibição do filme "The Beaver". Como se sabe, Gibson passou por uma fase turbulenta, devido ao conturbado relacionamento com sua ex-esposa. Ela chegou a acusa-lo de agressão física, queimando sua imagem de homem de família. Apesar de sua presença em Cannes, Gibson não compareceu na coletiva de imprensa. A premiada atriz estadunidense Jodie Foster, é a diretora da comédia dramática "The Beaver".

Jodie Foster e Mel Gibson

Hoje o dia foi bastante agitado em Cannes. Se não bastasse a exibição de "Melancholia", aguardado filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier, o cineasta declarou uma suposta admiração a Hitler. Bastou isso para que seu nome fosse divulgado em todos noticiários ao redor do mundo, promevendo o Festival de Cannes, que parece meio esquecido até pelos entusiastas da sétima arte. Logo após a polêmica, von Trier pediu desculpas pelo comentário infeliz, afimando que não é anti semita, e muito menos racista. A bobagem proferida pelo diretor, apagou a boa recepção que "Melancholia" teve em Cannes. Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg, protagonistas da películas, também estiveram na exibição do aguardado filme do dinamarquês.


Lars von Trier


O existencialismo nipônico também esteve presente hoje em Cannes. "Hanezu No Tsuki" da diretora Naomi Kawase, que concorre a Palma de Ouro, foi exibido nessa quarte-feira. Falando em cinema oriental, o aguardado thriller de ação sul-coreano "The Murderer", de Na Hong-Jin (The Chaser), que concorre no "Un Certain Regard", recebeu boas críticas. O cinema romeno, que desde a última década encontra-se em ascenção, teve um representante de peso hoje no Croisette. Vencedor em 2004 da Palma de Ouro pelo curta "Trafic", Catalin Mitulescu teve seu novo filme "Loverboy", exibido hoje em Cannes. A película relata a história de um rapaz que se apaixona por uma bela e perigosa prostituta. 



Tohta Komizu, Naomi Kawase e seu filho


Confira o trailer legendado de "Melancholia" de Lars von Trier.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs