quarta-feira, 23 de março de 2011

Elizabeth Taylor (1932-2011)

Soube da morte de Elizabeth Taylor, no meu trabalho. Não pude esconder meu choque quando soube de seu falecimento. Apesar do conhecimento que tinha sobre o estado de saúde da atriz, a notícia me pegou de jeito. Afinal ela foi uma das primeiras atrizes de cinema que conheci na vida.

Liz Taylor (como ela não gostava de ser chamada) era muito mais que beleza. Aliás, e que beleza!!! Seus olhos cor violeta se tornaram um símbolo da atriz, que durante anos fora perseguida pela imprensa. Seus casamentos mal sucedidos (totalizando oito), escândalos envolvendo o alcoolismo, o affair que tinha com o ator britânico Richard Burton e sua luta contra a AIDS, foram temas que ofuscaram (positivamente ou não), sua grande carreira.

Dona de dois Oscars, Elizabeth Taylor vivenciou um declínio em sua carreira justamente por seu personagem mais famoso em "Cleopatra" de 1963. O filme que quase faliu a Fox, ofereceu a diva a primeira quantia de U$1 milhão para uma atriz. A película, que até então fora a mais cara do cinema (orçada em U$44 milhões), passou por três anos até sua conclusão. Crítica e público não se convenceram e "Cleopatra" foi aquém do esperado nas bilheterias. O épico de Joseph L. Mankiewicz ganhou apenas alguns Oscars em categorias técnicas.


Mas "Cleopatra" não foi um divisor de águas apenas em sua profissão. Foi nas filmagens do filme que ela se apaixonou por Richard Burton, prestigiado ator britânico que interpretava Marco Antônio. A parceria artística continuou por mais cinco filmes; "Gente Muito Importante", "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", "A Megera Domada", "The Comedians". E que química tinha o casal, que se divorciaram e casaram duas vezes!!!


Elizabeth Taylor, Rock Hudson e James Dean, astros de "Assim Caminha a Humanidade"

 Em 1967, a atriz ganhou o Oscar de melhor atriz por "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", interpretando a  lunática Martha, personagem eternizada por Taylor. Por esse papel a atriz ganhou seu segundo Oscar, já que o primeiro foi por "Disque Butterfield 8" de Daniel Mann. A atriz que tinha como grande amigo Michael Jackson, teve um início de carreira precoce como o cantor pop. Aos 10 anos estreiou em "There´s One Born Every Minute", comédia pouco conhecida, que tem apenas o debute de Taylor como principal reconhecimento.

Dentre seus grandes filmes destacam-se; Gato em Teto de Zinco Quente (1958), Um Lugar ao Sol (1951), Assim Caminha a Humanidade (1956), De repente, no Último Verão (1959), A Árvora da Vida (1957), além dos já citados Cleopatra (1963), Quem tem Medo de Virginia Woolf (1966) e A Megera Domada (1967).

 Com David Bowie
 Com Michael Jackson
Com Elton John

Foi em 1956 no set de "Assim Caminha a Humanidade", que Liz Taylor conheceu seu grande amigo Rock Hudson. O ator que escondeu sua homossexualidade durante a vida, faleu em decorrência do HIV. Graças ao falecimento do grande amigo, Taylor se engajou contra o vírus organizando uma fundação afim de arrecadar fundos para pesquisas da doença. E até seus últimos meses de vida, Elizabeth Taylor se dedicou a essa causa, ofuscando seus escândalos sexuais e alcóolicos.


 A bela atriz morreu hoje (23) de madrugada, aos 79 anos, em decorrência de uma congestão cardíaca que já fora diagnosticada alguns anos antes. Elizabeth Taylor passou a ser tornar uma lenda.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs