sexta-feira, 11 de março de 2011

10 melhores dublagens de astros em desenhos

Além da curiosa criatura que estampa o pôster de "Rango", o que mais chama atenção no pôster ao lado? O nome de Johnny Depp, é claro. Prestigiado por entre 9 de cada 10 cinéfilos ao redor do mundo, o astro empresta a voz para o simpático camaleão do desenho que estréia essa semana no Brasil. Mas esse não foi seu primeiro trabalho em animações. Em 2005, o astro de "Piratas do Caribe" dublou Victor Van Dort em "Noiva Cadáver", stop-motion dirigido por Tim Burton.

Além de Depp, "Rango" conta com um elenco estrelar que inclui Isla Fisher, Abigail Breslin, Ned Beatty (também dublou em "Toy Story 3"), Alfred Molina, Bill Nighy, Harry Dean Stanton e Timothy Oliphant. Em live-action seria de fato um encontro de grandes estrelas.

Os estúdios de animações, nos últimos anos investiram em grandes nomes do cinema para dar vida aos personagens. Mas nem sempre foi assim. Os grandes clássicos da Disney, nas décadas de 40, 50 e 60, eram dublados por atores desconhecidos. Era inimaginável pensar em nomes como Cary Grant, Grace Kelly, Audrey Hepburn ou John Wayne dublando animações. Para não dizer que nunca houve participações famosas nesse período, citarei as do cantor e ator Bing Crosby  e de Basil Rathbone (o Sherlock Holmes mais famoso do cinema) em "As Aventuras de Ichabod e Sr.Sapo" (FOTO), animação da Disney de 1949. Contudo ambos apenas narraram a história do desenho, e não dublaram personagens.


Para se ter uma idéa, nem no desenho psicodélico "Yellow Submarine" baseado no álbum homônimo dos Beatles, contou com as vozes dos músicos. O quarteto só aparece em live-action no fim do longa. A partir da década de 80, os estúdios começaram a esboçar a idéia de que atores conhecidos podiam render frutos a mais nas bilheterias de seus desenhos. A Disney demorou para adotar a dublagem de atores famosos. Em
"The Last Unicorn" (FOTO) de 1982, atores como Alan Arkin, Jeff Bridges, Mia Farrow e Angela Lansbury emprestaram suas vozes para a animação infantil. Demorou para Disney contratar nomes de peso para seus desenhos.


No começo da década de 90 ficou mais comum atores de renome, mesmo em fim de carreira, emprestar a voz. James Stewart o fez em "Fievel vai para o Oeste" em 1991. Em 1992, Robin Williams roubou a cena, mesmo que animada, em "Aladdin" da Disney. A partir de então, todas as produções do estúdio contava com pelo menos um nome famoso. Em "O Rei Leão", Matthew Broderick, Jeremy Irons e Whoopi Goldberg dublaram os animais animados da Savana Africana; Tom Hanks dublou o icônico coboy de brinquedo em "Toy Story"; Mel Gibson e Christian Bale fizeram "Pocahontas", Demi Moore deu vida a Esmeralda em "O Corcunda de Notre-Dame"; Danny De Vito e James Woods dublaram "Hercules"; e Eddie Murphy fez o simpático dragão Mushu em "Mulan".

Com a popularização de grandes astros em desenhos da Disney, foi a vez de outros estúdios investirem pesado na contratação de atores conhecidos. "Formiguinhaz" da Dreamworks, contava com nomes de Woody Allen, Sharon Stone, Gene Hackman, Jennifer Lopez, Sylvester Stallone, Christopher Walken, dublando a sociedade de formigas do longa. De 2000 em diante, é praticamente obrigatório os desenhos terem grandes astros. Quase todos os principais atores dos EUA já dublaram ou tem projeto para participar de um desenho.

Abaixo segue as 10 melhores performances de astros em desenhos animados.

10-) Woody em "Toy Story" (Tom Hanks)





09-) Mike de "Monstros SA" (Billy Crystal)





08-) Gigante de Ferro de "O Gigante de Ferro" (Vin Diesel)






07-) Dory de "Procurando Nemo" (Ellen DeGeneres)


06-) O Gato de Botas de "Shrek 2" (Antonio Banderas)




05-) Sr.Fox de "O Fantástico Sr.Raposo" (George Clooney)






04-) Sid de "A Era do Gelo" (John Leguizamo)




03-) Julien de "Madagascar" (Sacha Baron Cohen)



02-) Gênio de "Alladin" (Robin Williams)

01-) Burro de "Shrek" (Eddie Murphy)


2 comentários:

AMERICAN TIFFAAA! disse...

muiiito interesante esse post! Axo muito manero botar Atores e Atrizes famosos em dublagens, principalmente pela sua experiência de teatro dando + vida aos personagens e a diversão da gente asistir o desenho com vozes muiito conheçidos em Hollywood! Gosto mto também da dublagem do Will Smith que fez o Oscar do desenho Espanta tubarões! Mike Miyers com o Shrek, a Camaron Diaz coma Fiona do filme Shrek, Chris Rock com Marty o zebra de Madagascar... e muito maiis! Ou seja, ELES ARREBENTAM! Belo post!

http://haorafrancamente.blogspot.com/

Juliana Hipólito disse...

Que legal seu blog! Muito interessante! Estou te seguindo!!! Me segue também, por favor, meu blog não é muito conhecido, mas se vc puder me ajudar de alguma forma, eu te agradeço!!! Valeuzão, viu (segue meu blog, copie-o e cole-o)

www.24horas-juliana.blogspot.com

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs