quinta-feira, 28 de abril de 2011

6 cineastas coreanos mais influentes




O cinema coreano cresceu muito nos últimos quinze anos. Antes disso seu cinema era desconhecido fora de seu país, e raramente gerava lucro para seus produtores. Paralelo ao crescimento econômico, a sétima arte coreana se desenvolveu. Com a ajuda dos europeus, grandes fãs de suas obras, a indústria cinematográfica da Coreia é uma das mais desenvolvidas do mundo. Sua ótica regional atrai o olhar de milhares de cinéfilos ao redor do globo. Agradando a todos os gostos e estilos, os coreanos produzem obras artísticas e comerciais como ninguém. Consequentemente a Coreia passou a ter grandes cineastas, que conduzem o cinema local por todas as vertentes, tornando-o eclético. Confira os seis cineastas mais influentes do moderno cinema da Coreia do Sul.
Jee-woon Kim

O cinema de Jee-woon Kim é excencialmente comecial, fazendo com que seus filmes arrecadem bons valores nas bilheterias. Em 2003 dirigiu o terror dramático, "História de Duas Irmãs", que acabou tendo fama internacional, além de ganhar uma péssima refilmagem estadunidense. Depois do sucesso, Kim dirigiu sucessos comerciais de ação como "O Gosto da Vingança" (2005) e a mediana comédia de faroeste coreano "Os Invencíveis", protagonizada pelo astro  Kang-ho Song (O Hospedeiro). No ano passado o diretor voltou a estampar publicações de cinema ao redor do mundo com o contundente suspense "I Saw the Devil", mais uma obra coreana com o tema sobre vingança.

Melhor filme: I SAW THE DEVIL (2010)
 
Sang-soo Hong
Conhecido por seus filmes intimistas, Sang soo Hong também é figura carimbada nos grandes festivais de cinema ao redor do mundo. Sua películas que abordam a banalidade das relações humanas na atualidade, já estão presentes em quase duas décadas de trabalho. Em 2010 seu trabalho "Ha Ha Ha" levou o prêmio de melhor filme na mostra "Um Certo Olhar" do Festival de Cannes. Nesse ano o diretor está concorrendo pelo segundo anos consecutivo, na categoria que outrora o premiou.

Melhor Filme: SAENGHWALUI BALGYEON (2002)


 Ki-duk Kim
Ki-duk Kim é conhecido por seus filmes de temática mística e reflexiva. Suas obras complexas podem não ser compreendidas para o público ocidental, já que suas películas são carregadas de filosofias e religiosidade mais compreensíveis aos coreanos. O diretor de "Primavera, Verão, Outono, Inverno...E Primavera" (2003), "Fôlego" (2007) e do excelente "Casa Vazia" (2004) estudou em uma escola de artes francesa durante a década de 90. Premiado desde seu primeiro projeto, Ki-duk Kim é um dos nomes mais comuns nos grandes festivais ao redor do mundo. Sua presença já está garantida no próximo Festival de Cannes, onde seu novo filme "Arirang" vai concorrer na competição "Um Certo Olhar".

Melhor Filme: CASA VAZIA (2004)

Chang-dong Lee
Como de praxe, todos os anos Cannes indica uma avalanche de filmes coreanos em suas competições. No ano passado o grande destaque foi o belo "Poesia" de Chang-dong Lee. O filme que tem como alicerce a atuação de sua protagonista Jeong-hie Yun, envoca a banalidade que lidamos com a essência da vida, e por tudo que é belo. "Poesia" de fato foi um dos melhores filmes feitos no mundo no ano passado. Mas a sutileza do cineasta não vem apenas do filme mencionado. Lee tem no currículo o drama romântico "Oasis", película premiada no Festival de Veneza de 2002.

Melhor Filme: POESIA (2010)

Joon-ho Bong
Pode até ser que o nome de Joon-ho Bong não seja tão conhecido, mas suas películas estão entre as mais famosas do oriente da última década. O suspense "Memórias de um Assassino" conta com a presença de seu ator-fetiche Kang-ho Song, em uma atuação visceral que leva ao espectador a ángustia de dois policiais que apesar de suas diferenças precisam se unir para encontrar um serial-killer. Apesar da trama policial elaborada e tensa, o filme é uma metáfora entre a Coreia do passado, versus a modernidade alarmante da potência asiática. No divertido e trágico "O Hospedeiro", Bong mescla mais uma vez excelnte entetenimento, com uma temática crítica entre a relação bilateral de seu país e EUA. Já em "Mother", o diretor arrancou a premiada atuação desesperada da excelente atriz Hye-ja Kim, que consequentemente fora elogiada de forma unânime pela crítica mundial.
 Melhor filme: MEMÓRIAS DE UM ASSASSINO (2003)

Chan-wook Park

Ele certamente é um dos cineastas mais prestigiados da atualidade. A cada divulgação de um novo projeto, maior é a expectativa em torno. Chan-wook Park ficou conhecido pela deliciosa história de vingança e incesto de "Oldboy". O filme não chocu apenas pela sua violência gráfica, mas também pela contundência e maneirismos que pontuam o filme. "Oldboy" é apenas o segundo filme da "Trilogia da Vingança". O primeiro é o ótimo "Sr.Vingança" e o último é "Lady Vingança". Todos filmes marcados pelo estilo único do cineasta que ficou conhecido no mundo todo. Porém depois dos três filmes mencionados, Park não inovou como antes. "I´m a Cyborg But That´s Ok" e "Sede de Sangue" são filmes bons, mas não se comparam com o frisson causado por "Oldboy". Antes da trilogia é válido destacar o excelente "Zona de Risco", um dos filmes que melhor ilustram o embate entre as duas Coreias. Que venha Hollywood.


Melhor filme: OLDBOY (2003)

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs