quinta-feira, 15 de março de 2012

Primeiro filme de Robert Altman - Modern Football (1951)



   Robert Altman não era uma figura bem vista pelos profissionais do cinema estadunidense, durante muitos anos. Alcoólatra de temperamento difícil e mulherengo, Altman sempre se via em brigas, que geralmente provocava, com agentes, produtores e atores. Aclamado pela crítica, o lendário cineasta seguiu o caminho inverso da maioria dos diretores de cinema - começou nos grandes estúdios e, na metade de sua carreira em diante, passou a conduzir filmes independentes. 

Nashville (1975), sua grande obra-prima

   Segundo o recomendadíssimo livro "Como a Geração Sexo, Drogas e Rock N´Roll Salvou Hollywood" de Peter Biskind, Altman se alistou no exército e chegou a lutar contra os japoneses, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Quando voltou para os EUA o cineasta de "MASH" e "Nashville" casou-se em Kansas City, sua cidade natal. Antes de se mudar para Los Angeles, passou a ter empregos bizarros como o de tatuador de identificação para cães. Sua válvula de escape era o cinema, tendo dois grandes filmes realistas como inspiração - "Desencanto" de David Lean e "Ladrões de Bicicleta" de Vittorio de Sica, ambas as películas inovadoras para época. A primeira por retratar o amor platônico de uma forma que jamais tinha sido vista no cinema. O segundo como uma obra-prima do neorrealismo italiano. 



   Quando se mudou para Los Angeles, Altman passou a ser empregado pela Calvin Company, produtora de filmes industriais e educativos, típicas películas retratadas e exaustivamente parodiadas em comédias, como no desenho "Os Simpsons", por exemplo. Um desses primordiais trabalhos do cineasta foi descoberto em fevereiro de 2012 por Gary Huggins, diretor conterrâneo de Altman. Em uma velha pilha de velhos filmes industriais que Huggins comprou por U$10 em um mercado de pulga, estava "Modern Football", primeira película do diretor de "Short Cuts". 

Short Cuts (1993)

   O curta de 1951 tinha um técnico de futebol americano instruindo seus atletas com estratégias de jogo modernas para a época. As explicações do comandante do time eram demonstradas no filme, em um registro que Altman fez do treino da equipe amadora chamada "Mesa High School". A película recém-descoberta por Huggins possui cerca de 26 minutos e já caiu no Youtube. Confira na íntegra, o primeiro trabalho cinematográfico do lendário cineasta Robert Altman.



Gostou? Então curta LARIOSCINE no Facebook, para se manter informado sobre cinema.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs