segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Análise do Oscar 2011

E o grande filme da noite foi o esperado "O Discurso do Rei". Apesar de suas indiscutíveis qualidades técnicas, como na direção de arte, figurino, fotografia, o filme era na minha opinião, um dos mais fracos entre os indicados. A película britânica tem uma manjada estrutura no roteiro sobre superação, dando o ar de "deja-vu" para o espectador mais crítico. Vamos ver se o tempo vai transformar "O Discurso do Rei" em uma obra-prima. O filme ganhou quatro Oscars; melhor diretor, ator, roteiro original e filme.


"A Rede Social", a melhor película dentre os 10 indicados, recebeu três Oscars; edição, trilha sonora e roteiro adaptado. O vocalista do Nine Inch Nails, Trent Reznor tinha poucos filmes em seu currículo antes de compor a trilha de "A Rede Social". O músico já é o responsável pelo score do próximo filme de David Fincher, "The Girl With the Dragon Tattoo".


Já o grande blockbuster do ano passado, "A Origem" até que se saiu bem na cerimônia de ontem a noite. O filme de Christopher Nolan faturou o Oscar de fotografia, som, mixagem de som e efeitos especiais. Bem que a já clássica trilha de "A Origem" composta por Hans Zimmer poderia levar o prêmio. A Pixar, por mais um ano ganhou dois Oscars por "Toy Story 3"; melhor longa de animação e canção, do veterano Randy Newman. Já o bom "O Vencedor" recebeu dois Oscar pelas suas atuações secundárias. Melissa Leo e Christian Bale ganharam o prêmio merecidamente. Como a cerimônia desse ano não teve nenhuma surpresa, a favorita Natalie Portman ganhou seu primeiro Oscar por "Cisne Negro".


Para quem torcia pelo Brasil em "O Lixo Extraordinário" se frustrou novamente. A Academia premiou "Inside Job", filme que retrata os bastidores da crise econômica, como o melhor documentário de 2010. Na categoria de melhor filme estrangeiro, o Oscar ficou para a Dinamarca, pelo drama "Em um Mundo Melhor" de Susanne Bier.

"Em um Mundo Melhor"

Já a cerimônia em si foi terrível. Os apresentadores foram mal escolhidos, e James Franco parecia não ter gostado de sua emcubida missão. Bom de qualquer forma ele não merecia tais "elogios" como nosso estimado Rubens Ewald Filho fez questão de apontar em seu blog; "Como eu temia, James Franco não é nada, não é engraçado, não é bonito, é um pedante que faz cara de tonto zombador sem saber aproveitar falas". Ok Rubens, pode falar que o cara foi mal na festa, mas criticar o cara porque segundo você ele não é bonito, tenha dó. Enfim, Anne Hathaway se saiu melhor com seu carisma e contagiante talento. Mas a festa em si foi muito ruim. Nenhuma surpresa ou discurso emocionante somados a já citada performance de seus anfitriões tornaram a festa em um boçal programa televisivo de domingo a noite.

 Alice no País das Maravilhas ganhou dois Oscars; melhor figurino e direção de arte merecidamente, já que o filme se resume apenas em sua plasticidade.O lendário maquiador Rick Baker ganhou seu sétimo Oscar por "O Lobisomem". É válido ressalta rque é seu segundo filme com a temática licantropica a receber uma estatueta dourada.

Crianças cantando "Somewhere Over The Rainbow" junto com os vencedores. A imagem ilustra o quanto foi piegas a 83ª cerimônia do Oscar.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs