segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Análise do Oscar 2011 - Melhor ator coadjuvante

FALTAM 6 DIAS PARA O OSCAR-

FAVORITO E MERECEDOR- A categoria que define a melhor interpretação de personagem secundário masculino já tem um dono. Se os membros da Academia forem justos, o galês Christian Bale será o vitorioso esse ano. O personagem no qual interpreta em "O Vencedor", é do ex-boxeador e viciado em crack, Dicky Eklund. A película de David O Russel tem como alicerce a interpretação do fracassado irmão de um boxeador em ascensão. O ator de "Batman" está irreconhecível, e pelos vídeos que pude conferir no Youtube, Bale personificou Eklund completamente. Caso você tenha dúvidas, o site de vídeos mais visitado da internet disponibiliza o documentário High on Crack Street: Lost Lives in Lowell (1995), filme que registra o dia a dia de viciados no narcótico. Entre eles estão Dicky Eklund, um dos poucos lutadores que derrotaram o legendário Sugar Ray, mas que caiu em desgraça ao se tornar dependente químico. Bale está ótimo como o esforçado irmão, que a todo custo quer se redimir dos erros de seu passado. Além de perder peso, Bale impressiona com o repertório de "caretas" que designa seu surtado e hiperativo personagem verídico.


AZARÃO- Pude assistir a todas as atuações dessa categoria e posso dizer que todos os atores indicados estão bons. Mas se é para eleger o azarão, fico com Jeremy Renner e seu desmiolado criminoso James Coughlin do apenas mediano "Atração Perigosa". O filme de Ben Affleck foi um dos mais superestimados do ano. Talvez por conta disso o bom Jeremy Renner (Guerra ao Terror) não ganhou minha simpatia como um explosivo ladrão de bancos e ex-presidiário.


DEMAIS INDICADOS- Mark Ruffalo em "Minhas Mães e Meu Pai" é uma merecida indicação ao ator cult. Ele interpreta um dono de restaurante que quando jovem doou seu esperma sem nenhuma pretensão. Anos depois descobre que tem dois filhos, gerados por um casal de lésbicas. O personagem de Ruffalo transparece a solidão de um quarentão descolado, mas sem família, que busca em seus filhos a responsabilidade que nunca conseguiu exercer; a de ser pai.



Já John Hawkes de "Inverno da Alma" interpreta o mais sombrio dos personagens indicados a essa categoria. Teardrop é tio de uma adolescente que busca sua ajuda para encontrar o pai desaparecido. A cena em que eles dialogam pela primeira vez, demonstra o pouco caráter do personagem, que se transforma durante o filme.

E por fim o já oscarizado Geoffrey Rush (Shine) em "O Discurso do Rei". Para mim a melhor atuação do filme, deixando até o grande favorito da categoria de melhor ator, Colin Fith, para trás.Seu personagem consiste no divertido fonoaudiólogo não diplomado, que precisa ajudar o rei da Inglaterra a se desvencilhar da gagueira que sempre o acometeu. Seu personagem serve como o encorajador de um rei, que precisa demonstrar segurança aos seus súditos, justamente em tempos que antecederam a segunda grande guerra.

TERMÔMETRO DE MERECIMENTO-
1º-) Christian Bale
2º-) Geoffrey Rush
3º-) John Hawkes
4º-) Mark Ruffalo
5º-) Jeremy Renner

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs