domingo, 27 de fevereiro de 2011

Spirit Awards 2011

O Spirit Awards é a cerimônia dedicada a entrega de prêmios a filmes independentes. Geralmente a festa ocorre no dia que antecede o Oscar. Outro prêmio entregue na véspera do Academy Awards é o Framboesa de Ouro. Mas esse dedicarei um outro tópico. Voltando ao Spirit Awards, "Cisne Negro" sagrou-se como a melhor película do ano. Li muitas críticas negativas a respeito da película dirigida por Darren Aronofsky, que a retrata como uma obra hiperbólica. Na minha concepção, o filme tem boas atuações e uma direção brilhante do ex marido de Rachel Weisz. Acredito que o hype em torno de "Cisne Negro" seja válido, e concordo que Natalie Portman é a grande merecedora da estatueta dourada do Oscar. Caso ela não ganhe, ela já em sua instante um Globo de Ouro, um Bafta, e mais diversos prêmios que colecionou com o sombrio filme de balé. E como esperado, a bela Natalie Portman grávida foi receber o prêmio do Spirit Awards. Aronofsky também foi agraciado na cerimônia do cinema independente. Pena que suas chances são pequenas no Oscar, já que concorre com David Fincher no excelente "A Rede Social". Além das principais categorias, "Cisne Negro" também ganhou como a melhor fotografia do ano

James Franco, que será o anfitrião da cerimônia do Academy Awards ao lado de Anne Hathaway, recebeu o prêmio de melhor ator por "127 Horas". O ator concorria com nomes mais fracos, e seria uma zebra caso ele não ganhasse. Já o "Inverno da Alma" recebeu dois prêmios para seus atores coadjuvantes; a feiosa Dale Dickey e o feioso John Hawkes. A atriz secundária de "Inverno da Alma", qu mal foi indicada ao Oscar, teve que dividir as indicações com performances aquém da dela. Já Hawkes, apesar de merecido, teve nada mais, nada menos que Samuel L.Jackson, Bill Murray e Mark Ruffalo na disputa.

O simpático "Minhas Mães e Meu Pai" recebeu o prêmio de melhor roteiro. Na categoria de melhor filme estrangeiro adivinhe o vencedor... "O Discurso do Rei" é claro.  Esse sim um dos filmes mais superestimados dos últimos anos. Ao menos o tailandês "Tio Boonmee", que também concorria nessa categoria, não foi premiado. Falando em britânicos, o divertido "Exit Through the Gift Shop" ganhou o prêmio de melhor documentário. E é claro que o misterioso artista Bansky, não compareceu a entrega, mas sim Thierry Guetta, o 'Mr. Brainswash', objeto retratado pelo britânico.


Confira os vencedores:


MELHOR FILME: CISNE NEGRO

MELHOR ATRIZ-NATALIE PORTMAN (CISNE NEGRO)

MELHOR ATOR- JAMES FRANCO (127 HORAS)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE- DALE DICKEY (INVERNO DA ALMA)
MELHOR ATOR COADJUVANTE-JOHN HAWKES (INVERNO DA ALMA)
MELHOR DIRETOR-DARREN ARONOFSKY (CISNE NEGRO)

MELHOR ROTEIRO-MINHAS MÃES E MEU PAI
 
MELHOR FOTOGRAFIA-CISNE NEGRO

MELHOR ESTRÉIA NA DIREÇÃO-GET LOW

   MELHOR FILME ESTRANGEIRO-O DISCURSO DO REI (UK)

MELHOR DOCUMENTÁRIO-EXIT THROUGH THE GIFT SHOP

Outros prêmios
PRIMEIRO ROTEIRO-TINY FURNITURE
PRÊMIO JOHN CASSAVETES- GO GET SOME ROSEMARY
PRÊMIO TRUER THAN FICTION-MARWENCOL
PRÊMIO ALGUÉM PARA ASSISTIR-MIKE OTT por LITTLEROCK
MELHOR PRODUTOR-ANISH SAVJANI por MEEK´S CUTOFF
PRÊMIO ROBERT ALTMAN-SENTIMENTO DE CULPA

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs