sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

THE TROLL HUNTER (2010)

Dinamarca, Suécia e Finlândia são perseguidos pelo esteriótipo de seus filmes depressivos. Mas quem diria que existe humor no cinema Escandinavo?! Desde o bom "Dead Snow", filme sobre zumbis nazistas, a Noruega tem se dedicado a um cinema comercial bem divertido. Se a película sobre os mortos-vivos seguidores de Hitler não foi um grande sucesso longe das terras nórdicas, "Troll Hunters" tem tudo para reverter esse quadro. O filme é uma deliciosa comédia de fantasia, aos moldes dos falsos documentários, conhecidos como "Mockumentaries". Para os "fora de órbita" que desconhecem o gênero lá vai alguns exemplos; "Cloverfield", "A Bruxa de Blair", "Atividade Paranormal", "REC", "Diário dos Mortos", "Isto é Spinal Tap", entre outras infinidades de filmes que não me vêem a memoria.

Em "Troll Hunters" três universitários decidem fazer um documentário sobre a caça proibida de ursos. Passam então a perseguir um suspeito pela matança dos animais. O homem que perseguem mora em um trailer e sai aparentemente sem rumo durante a noite. Em busca de uma entrevista com o possível caçador de ursos, os jovens o perseguem floresta adentro. Subitamente eles registram imagens do intrépido homem fugindo em direção deles. É quando ele alerta os universitários sobre a presença de um Troll.


Criado um vínculo com o misterioso homem, os jovens passam a acompanha-lo na caça às criaturas. O enredo não trata de explicar a fundo sobre os Trolls. Ficamos sabendo apenas coisas triviais sobre eles. Após ser indagado, o caçador explica que os improvavéis seres não passam de mamíferos, que misteriosamente são ocultados por forças maiores. André Øvredal, diretor e roteirista do filme sabiamente não nos fornece respostas sobre as criaturas, indagando a imaginação do espectador curioso.

O Troll é o Saci-Pererê da Escandinávia. Portanto você precisa saber coisas básicas sobre a lenda nórdica que envolve os monstrengos. Como vampiros eles não podem ver a luz do dia, senão eles se tranformam em pedra. Por sinal, esse é o alimentos dos Trolls que geralmente habitam cavernas montanhosas, ou vivem embaixo de pontes.


A película também retrata a pouca religiosidade dos noruegueses. Em determinado momento, o caçador adverte que as criaturas são atraídas por sangue cristão. Invés de alguem se prontificar quanto a religião, ninguém se  manifesta pelo fato de constrangimento. É válido ressaltar que apenas 10% da população da Noruega é cristã. Grande parte pertecence a Igreja Luterana Norueguesa, totalizando em média 83% da população.

 Seguindo a escola de "Cloverfield", "Troll Hunters" foi produzindo com muita discrição. Os atores, em sua maioria amadores, não podiam divulgar nada do filme. Até a estréia do filme na Noruega, no dia 29 de outubro de 2010, poucas foram as imagens divulgadas. . É difícil acreditar que a película foi orçada em 3 milhões de dólares. "Troll Hunters" impressiona pela criatividade e também pelos efeitos especiais. Detalhe para a batalha final com o Troll de 50 metros de altura. Excelente entretenimento, importado pelos donos do melhor bacalhau do mundo.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs