segunda-feira, 5 de abril de 2010

12 HOMENS E UMA SENTENÇA (1957)

"12 Homens e Uma Sentença" é mais do que uma bela obra-prima sobre justiça. O filme de estréia de Sidney Lumet é uma revisão antropológica da sociedade estadunidense da metade do século XX. O filme retrata um júri popular, que tem a árdua tarefa de dar a sentença à um pobre jovem que é acusado de assassinar seu pai. A príncipio todos concordam em acusa-lo, com exceção do Jurado 8 (Henry Fonda magnífico). Sozinho, o homem contraria a posição dos demais jurados, mesmo não se baseando em um argumento forte. O simples fato de discutir sobre o crime, para o Jurado 8, é um ato nobre no qual ele acredita que o acusado tem direito.

Ao expor doze homens comuns em uma situação delicada, o roteirista Reginald Rose criou ícones que representam personalidades e facetas comuns do povo norte-americano. Temos o fanático por beisebol, o Jurado 7 (Jack Warden) que tenta limitar seus argumentos, afim de assistir ao jogo de seu time. Já o Jurado 10 (Ed Begley), é um velho carrancudo que não prioriza o crime em si, mas sim seu preconceito em relação aos pobres. O Jurado 3 (Lee J.Cobb) se apoia com convicção da culpa do acusado, tanto quanto no seu orgulho e na máscara de durão diante do abandono de seu filho. Além deles, o filme mostra a faceta do idoso, que no caso do Jurado 9 (Joseph Sweeney) é um homem cheio de mágoas, mas dono de uma perspicácia incrível e fundamental para o decorrer da trama.

Lumet aproveita a claustrofóbica sala, com planos de câmeras inusitados. Hora algum personagem é "expremido" em um ângulo fechado, hora todos os personagens são vistos ao mesmo tempo em um plano aberto. É interessante notar, como pequenos detalhes na película fazem diferença e podem mudar o foco do filme. Por exemplo, no começo do filme a sala em que ocorre toda a trama está muito quente, deixando os jurados totalmente suados e incomodados. É como se a tarefa de fazer parte de um júri fosse algum castigo. No meio da trama, o Jurado 7 consegue ligar o ventilador que até então não funcionava, aliviando o calor dos homens enclausurados no local. A partir desse ponto, os personagens levam o caso do garoto com maior afinco e passam a olhar as possibilidades com maior atenção. Seria um mero acaso, se não fosse tão bem elaborado pelo roteirista e bem estruturado por Lumet. Detalhe esse, quase raro em filmes da época.

Além dos belíssimos planos, dos detalhes e realismos do roteiro e da atmosfera densa, "12 Homens e uma Sentença" também é um show de atuações. Destaque para a simplicidade de Henry Fonda; a raiva repremida de Lee J.Cobb; a sabedoria e serenidade de Joseph Sweeney; a forma carrancuda de Ed Begley; George Voskovec, um dos membros do jurí que é vítima de xenofobia pelo Jurado 7. Sua sabedoria estrangeira é tão notável quanto sua honestidade e dever de cidadão justo.

O filme que recebeu uma bela refilmagem homônima de 1997, é uma grande obra do cinema, que não envelheceu nada nesses 53 anos desde sua estréia. Além de uma crítica à sociedade norte-americana, e ao poder da justiça que um homem comum pode exercer, "12 Homens e uma Sentença" é um belo suspense dramático no qual o próprio Henry Fonda teve a honra de produzir. Por sinal seu primeiro e único filme como produtor. OBRA-PRIMA.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs