quinta-feira, 11 de junho de 2015

Morre Christopher Lee, aos 93 anos de idade

SARUMAN de O SENHOR DOS ANÉIS

Depois de Bela Lugosi, certamente o Drácula mais icônico do cinema foi interpretado pelo britânico Christopher Lee que faleceu nesta último domingo (07), em decorrência de insuficiência respiratória. Reconhecido pelo vozeirão e suas atuações quase sempre como antagonista em produções baratas de terror da Hammer, Lee era famoso por sua versatilidade ímpar. 

A trajetória cinematográfica se estende por seis décadas.  O ator que, em 1941 se alistou para Força Aérea Real da Inglaterra, esteve na Segunda Guerra Mundial. Só depois do grande conflito que ele se dedicou às artes dramáticas. Sua estréia no cinema ocorreu em 1947, em uma pequena participação em "Corridor of Mirros". Logo em seguida, Lee atuou em memoráveis películas britânicas; "Hamlet" de Laurence Olivier e "Moulin Rouge" de John Huston, além de fazer pontas em séries televisivas na Inglaterra e nos EUA.

DRÁCULA
De estatura elevada (1m96), Christopher Lee chamava atenção pelo seu porte, atraindo papéis intimidadores.Em 1957 fez sua primeira aparição em um filme de terror, com "A Maldição de Frankenstein" de Terence Fisher. O filme da produtora britânica Hammer foi um grande sucesso no mundo todo. Lee interpretou justamente a temida criatura criada por Frankenstein.

Em 1970, Christopher Lee participou do épico hollywoodiano "Júlio César", protagonizado por Charlton Heston. Mesmo assim, Lee não pretendia desvincular sua imagem aos filmes de terror. Em 1973 atuou em produções inesquecíveis como em "O Homem de Palha" e "The Creeping Flesh", além de protagonizar mais um filme do Drácula.

O HOMEM DE PALHA

Interpretou o vilão de 007 CONTRA O HOMEM COM A PISTOLA DE OURO, além de uma série de participações especiais durante a carreira. Nas última décadas foi redescoberto por Tim Burton, grande admirador do ator, que participou de alguns filmes de sua obra como O CAVALEIRO SEM CABEÇA, A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE, A NOIVA CADÁVER, ALICE NOS PAÍS DAS MARAVILHAS e SOMBRA DA NOITE. Foi reconhecido também pelo Saruman nas adaptações cinematográficas da obras de Tolkien, como no SENHOR DOS ANÉIS e O HOBBIT. 

Lee deixa um legado de mais de 200 filmes,e uma leva de fãs em luto por sua morte.


Helena Bonham Carter e Tim Burton entregaram um Bafta especial para o ator

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs