quinta-feira, 11 de junho de 2015

Curtas que viraram longas de sucesso

Muitos cineastas no começo da carreira priorizam a filmagem de produções mais baratas e com metragem reduzida, dada as condições financeiras limitadas. Diretores consagrados como Sam Raimi, George Lucas, Paul Thomas Anderson, Wes Anderson, James Wan e Damien Chazelle começaram assim

A seguir, confira alguns curtas que receberam refilmagens concebidas pelo próprio realizador, e que se tornaram um sucesso, dando sequência para a uma carreira bem sucedida.

PAUL THOMAS ANDERSON


Antes de se tornar um dos maiores nomes do cinema americano dos últimos tempos, Paul Thomas Anderson, diretor de SANGUE NEGRO, MAGNOLIA, BOOGIE NIGHTS e O MESTRE reuniu amigos para produzir o curta de 23 minutos chamado CIGARETTES & COFFEE. O filme gerou ótimo burburinho e recebeu uma merecida refilmagem em 1996 chamada JOGADA DE RISCO. O diretor trabalhou nas duas versões com Philip Baker Hall. No longa independente de 1996, PTA contou com astros do cinema como Gwyneth Paltrow, Samuel L. Jackson, John C.Reilly e Philip Seymour Hoffman. 
JOGADA DE RISCO, 1996

SAM RAIMI


Três anos antes de aterrorizar o mundo com EVIL DEAD, o jovem Sam Raimi, até então com 19 anos de idade, chamou seus fiéis companheiros ´para passar um final de semana numa cabana erma, no meio das floresta. Com sua Super 8 rodou o embrião de uma das franquias mais bem sucedidas da história do horror. E, claro, como não podia ser diferente, Bruce Campbell estava sendo dirigido pelo parceiro pela primeira vez. A película gerou um lucro de U$20 para o realizador que doou toda a "exorbitante" quantia para a Fundação Americana de Câncer. Quem diria que as velhas e toscas imagens em 8mm renderiam a dupla milhões de dólares. Inclusive, ainda este ano, uma série de TV baseada na obra de Raimi será lançada. E tudo por causa desta inestimável pérola amadora de 1978. 

WITHIN THE WOODS, 1978


WES ANDERSON

Ao lado do melhor amigo Owen Wilson, colega da faculdade de filosofia, Wes Anderson roteirizou e dirigiu seu primeiro filme. Uma comédia em preto e branco com o parceiro e o irmão, Luke Wilson, nesse que seria o debute cinematográfico de todos os envolvidos. O curta bem engraçado e inteligente foi saudado em Sundance e ganhou uma excelente reputação. Dois anos depois os mesmo envolvidos estavam produzindo efetivamente a primeira produção profissional baseada no curta de quase 8 minutos. E o resto, você já conhece!

PURA ADRENALINA, 1996

DAMIEN CHAZELLE
                         
O jovem e talentoso Damien Chazelle com menos de 30 anos já havia sido laureado no Bafta e em Sundance pelo curta WHIPLASH, de 2013. A dinâmica do longa está lá presente, tal como a caracterização impecável de J.K.Simmons que interpreta o papel de sua vida pela primeira vez. O bom ator Paul Dietz, que aqui dá vida ao inseguro baterista, ganhou uma ponta no WHIPLASH mais famoso, mesmo com o protagonismo indo para o astro em ascensão Miles Teller.

WHIPLASH, 2014

JAMES WAN


Na década passada a franquia dos JOGOS MORTAIS dominava o gênero de terror nos cinemas. A cada filme lançado, milhões de dólares embolsados pelos produtores e realizadores. Mas tudo começou em 2003, quando os amigos australianos Leigh Whannell e James Wan, estudantes de cinema, realizaram o excelente curta SAW. O mote da produção de quase 10 minutos serviu como base para a composição da franquia e do famoso antagonista Jigsaw.

JOGOS MORTAIS, 2004

JENNIFER KENT


Por falar em terror australiano, BABADOOK é considerado o melhor filme de terror desta década. A diretora Jennifer Kent, que é atriz profissional, deu vida a criatura nefasta que perturba a relação de uma mãe solteira e seu pequeno filho. Mas o filme de 2014 é uma recriação de um curta dirigido por Kent em 2005, chamado MONSTER. Só depois de 9 anos que o filme enfim pode receber uma versão estendida e muito mais alucinante que o original.

BABADOOK, 2014

GEORGE LUCAS



Esse é o exemplo de como um projeto universitário pode, a longo prazo, render bilhões de dólares ao seu realizador. É o caso de ELECTRONIC LABYRINTH THX 1138 4EB, intrínseca ficção científica realizada por George Lucas em 1967. A produção filmada dentro do campus que Lucas estudava, foi vista por outro jovem talento chamado Francis Ford Coppola, que se interessou instantaneamente pelo curta. A parceria e amizade floresceu e, em 1971, já gozando de bom prestígio, o diretor de O PODEROSO CHEFÃO produziu a refilmagem THX 1138, protagonizada por Robert Duvall, e dirigida por Lucas. Se não fosse o projeto pouco audacioso, hoje o mundo não conheceria STAR WARS e o cinema tomaria um outro rumo. Tudo por causa deste curta de 15 minutos. 

Lucas dirige Robert Duvall em THX 1138

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs