domingo, 30 de maio de 2010

DENNIS HOPPER (1936-2010)

Dennis Lee Hopper nasceu em Dodge City, Kansas no ano de 1936. Ainda na puberdade o jovem ator participou de série televisivas, com pequenas participações. Seu primeiro longa foi "Johnny Guitar", faroeste com Joan Crawford e Sterling Hayden. Contudo seu primeiro papel de destaquer foi em "Rebelde Sem Causa", no qual contracenou ao lado de James Dean. Hopper dividiu a tela novamente com o legendário Dean em "Assim Caminha a Humanidade".

Na década de 60, seu rosto começou a ficar mais conhecido em produções clássicas como, "Os Filhos de Katie Elder", "Rebeldia Indomável" e "Bravura Indômita". Contudo, o ator seria cultuado a partir do clássico road-movie, "Sem Destino", no protagoniza e dirige. O filme lançou ele, Peter Fonda e principalmente Jack Nicholson para o estrelato, além de conquistar fãs ripongas ao redor do mundo.

Viciado em drogas e alcoolizado, Hooper custou para fazer outra película de sucesso. Em "Mad Dog Morgan", película australiana de 1976, o ator vivia embriagado. Segundo o diretor Phillipe Mora, Hooper queria se parecer o máximo possível com o lendário Daniel Morgan, já que o mesmo vivia consumindo álcool. No ano seguinte Hooper teve sorte de trabalhar com o aclamado cineasta alemão Wim Wenders em "O Amigo Americano". O filme recebeu ótima críticas e foi um novo recomeço para o ator. Em 1979 participou do antologico "Apocalypse Now" de Coppola. Na década de 80, já era "figurinha carimbada" de produções norte-americanas, sendo que o maior papel da carreira fora em "Veludo Azul" de David Lynch.

Recebeu uma indicação ao Oscar em 1987, para melhor ator coadjuvante em "Hoosiers". Era sua segunda indicação, já que em 1970 fora indicado como roteirista por "Sem Destino".

A partir de 1990 Hooper participou de dezenas de produções televisivas e películas enlatadas. "Amor à Queima-Roupa", "Velocidade Máxima", "Waterworld", "Super Mario Bros.", "Morte por Encomenda", "Edtv" foram alguns filmes em que o ator participou. No fim de sua vida Dennis Hooper se dedicou à fotografia e pintura, artes na qual se mostrava um grande conhecedor. Em 2009, travou uma triste batalha contra sua ex-mulher Victoria Duffy, que não deixava ver sua filha. A briga matrimonial tornou-se pública e foi a última polêmica do veterano ator, cineasta e roteirista, que já lutava contra um câncer de próstata. Ontem pela manhã, Hooper faleceu e deixou um legado de obras-primas e também de péssimos filmes.


Veludo Azul (1986)

Sem Destino (1969)

Apocalypse Now (1979)

O Amigo Americano (1977)

Velocidade Máxima (1994)


Mad Dog Morgan (1976)

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs