quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cannes 2010-Surpresa chinesa e um cidadão centenário

O segundo dia do Festival de Cannes foi mais agitado do que se imaginava. A crítica mundial foi tomada pela sutileza do filme chinês, "Rizhao Chongqing" de Wang Xiaoshuai (Bicicletas de Pequim, 2001). Apesar de ter sido apenas a primeira película exibida do Festival, a imprensa já a considera uma das grandes favoritas à Palma de Ouro. Na trama, um pai de família que trabalha no mar, descobre que seu filho de 25 anos foi assassinado. Apesar de tê-lo visto pela última vez quando o mesmo tinha 10 anos, o homem tenta se desvencilhar dos erros do passado, e começa a procurar pistas dos culpados pela morte de seu filho mais velho.

A segunda película exibida foi dirigida pelo famoso ator francês, Mathieu Almaric. Em sua quarta película como cineasta, Almaric protagoniza "Tournée", uma comédia que homenageia a sétima arte de forma auto-biográfica.

Contudo, a grande aparição do dia foi a do português Manoel de Oliveira. Com 101 anos, o veterano cineasta abriu o "Un Certain Regard" com a exibição de sua nova película, "O Estranho Caso de Angélica", que concorre ao prêmio secundário, mas tão importante quanto o principal. O filme é produzido pelo brasileiro Leon Cakoff, conhecido por criar a famosa Mostra de Cinema em São Paulo.

Wang Xiaoshuai distribuindo acenos para os fotográfos presentes no famigerado tapete vermelho


Aos 101 anos, Manoel de Oliveira impressiona com sua energia, firmando-se como o cineasta mais idoso em atividade (Segundo o IMDB seu primeiro filme foi rodado em 1931, mas seu primeiro longa é de 1942)

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs