segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cannes 2010-O primeiro fim de semana

Apesar de contar com poucos nomes reconhecidos na "Competição" pela Palma de Ouro desse ano, o tapete vermelho de Cannes não para de receber artistas de peso. No sábado o cineasta Mike Leigh, que concorre ao principal prêmio, foi exaltado por "Another Year", filme no qual a crítica recebeu muito bem.

No mesmo dia. Woody Allen exibiu o novo "You Will Meet a Tall Dark Stranger", com Josh Brolin, Anthony Hopkins e Naomi Watts. Após a exibição, Allen deu uma coletiva muito bem humorada e pessimista ao mesmo tempo.

Domingo foi o dia em que o exótico cinema de Chade, se viu representado com "Un Homme qui Crie". A película teve boa repercussão, mas dificilmente levará algum prêmio, segundo jornalistas que assistiram à película africana. O cineasta francês Bertrand Tavernier (A Lei de quem tem o Poder, 1981) foi à cidade da Riviera para defender "La Princesse de Montpensier", película que dirige e que foi indicada à Palma de Ouro.

De fato a semana em Cannes começou com duas grandes exibições. Takeshi Kitano chocou mais uma vez com o violento "Outrage". Apesar de plasticamente requintado, o filme do aclamado cineasta recebeu duras críticas pela violência exacerbada.

Já o mexicano Alejandro González Iñarritú (Babel, 2006) foi aplaudido de pé pelo drama "Biutiful". A produção mexicana e espanhola recebeu elogios entusiasmados graças à visceral atuação do já consagrado Javier Bardem. Há quem o considere um dos maiores atores da sétima arte do momento, e com "Biutiful" o espanhol se firma de vez nesse alto e prestigiado escalão.

Woody Allen e sua mais nova musa, Naomi Watts; segundo o cineasta, sua velhice só o prejudicou

Prepotente como um bom britânico, Mike Leigh apresentou seu "Another Year"

Bardem e Iñarritu, dois grandes destaques latinos do cinema atual


Aclamado em vários festivais, Kitano não agradou muito com seu violento "Outrage"

O politizado cineasta grego Costa-Gavras compareceu no famigerado Tapete Vermelho

Pedro Almodóvar e Marisa Paredes estiveram na homenagem que Cannes fez ao cinema espanhol

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs