segunda-feira, 8 de março de 2010

OSCAR 2010

A 82ª edição do Academy Awards foi o "mais do mesmo". Dupla de apresentadores fraca, já que Alec Baldwin não estava inspirado e mostrou-se muito nervoso. Números musicais "bobinhos" e uma triste homenagem aos filmes de terror, onde "Crepúsculo" fez parte da edição. John Hughes recebeu uma homenagem especial de astros do passado tal como Macauly Culkin. Sua contribuição para o cinema oitentista foi relevante para Hollywood e mereceu tamanha homenagem.

Nas categorias de atuação, Mo´nique, Christoph Waltz e Jeff Bridges venceram merecidamente. Sandra Bullock, apesar de muito simpática, não merecia a estatueta pelo seu filme enlatado. Ok, ela está bem em "The Blind Side", porém uma indicação de "melhor atriz" já estaria de bom tamanho para limitada artista.

A noite de "Avatar" foi um desastre para James Cameron (como se ele tivesse se importado com isso). O filme do mundo Na´Vi saiu do Kodak Theater com apenas três estatuetas. Todas por categorias técnicas. Esse ano o aclamado "Guerra ao Terror" ganhou 6 Oscars. Kathryn Bigelow foi a primeira mulher a ganhar o prêmio de direção na história da Academia. Apesar de minha torcida por Quentin Tarantino, achei merecido o prêmio para a bela cineasta. Bigelow conseguiu focar os terrores e prazeres da guerra de uma forma contundente, sem perder a feminilidade.

O argentino"O Segredo dos Seus Olhos" é inferior "A Fita Branca" e "O Profeta", contudo gostei de sua vitória. As películas argentinas são dezenas de vezes superiores às brasileiras, e nessa última década os portenhos representaram muito bem a América do Sul com suas belas obras. Juan José Campanella recebeu das mãos de Tarantino e Almodóvar o prêmio de melhor filme estrangeiro para Argentina. O país recebeu sua segunda estatueta, já que primeira foi entregue para "A História Oficial" em 1985.

"Up-Altas Aventuras" recebeu merecidamente o prêmio de melhor animação. Apesar do longa da Pixar ter ganho o Oscar, "O Fantástico Sr.Raposa" não fica muito atrás em termos de diversão e qualidade.

Confira os vencedores do Oscar 2010, e minhas respectivas impressões.

FILME-The Hurt Locker
"Guerra ao Terror" é um bom filme de guerra e o melhor produzido sobre o conflito no Iraque. Contudo acho "Bastardos Inglórios" melhor filme.

ATOR-
Jeff Bridges (Crazy Heart)
Jeff Bridges é um dos atores mais cultuados dos EUA. "Crazy Heart" não é seu melhor trabalho, mas é muito merecido pelo seu carisma, e pelas dezenas de personagens inesquecíveis que criou em quatro décadas de profissão.

ATRIZ-Sandra Bullock (The Blind Side)
Não gosto de "The Blind Side", pois a trama apela para clichês fáceis de filmes enlatados que vemos facilmente na "Sessão da Tarde". Sandra Bullock de certa forma é a melhor coisa do filme. Não que isso mereça um Oscar. A atriz que fez muito sucesso na década de 90 estava em baixa, mas pôde se reerguer com essa película. Meryl Streep merecia mais.

ATOR COADJUVANTE-Christoph Waltz (Inglourious Basterds)
Nadando contra a maré de críticas, não acho o Coronel Landa de "Bastardos Iglórios" um personagem tão inesquecível quanto dizem. Mas isso não significa que a atuação do sádico e poliglota soldado nazista não mereça um Oscar. Merece sim, por retratar um vilão carismático e divertido, interpretado pelo até então desconhecido austríaco Christoph Waltz.

ATRIZ COADJUVANTE-Mo'Nique (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire)
Poucas personagens me deram tanto medo quanto a mãe da protagonista de Precious. Mo´Nique é uma comediante negra que interpretou com uma imensa veracidade o papel da maldosa mãe de Precious. O Oscar mais merecido da noite, sem sobras de dúvida. Foi até aplaudida de pé.

DIREÇÃO-Kathryn Bigelow (The Hurt Locker)
Quebrou tabu, sendo a primeira mulher a ganhar um Oscar. Apesar da filmografia fraca, Bigelow mereceu a estatueta pelo superestimado "Guerra ao Terror".

ROTEIRO ORIGINAL-The Hurt Locker
Mark Boal, jornalista de guerra e roteirista desse filme, arriscou sua vida no Iraque para contar a vida dos desarmadores de bombas. "Bastardos Inglórios" e "Um Homem Sério" mereciam mais.

ROTEIRO ADAPTADO-
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
"Precious" foi bem adaptado do livro da autora Sapphire. Mas Jason Reitman merecia mais pelo belo "Amor sem Escalas".

FOTOGRAFIA-
Avatar
A fotografia de Avatar captou belos ângulos de um mundo virtual. Mas por ser digital não achei sincero, se comparada à artesanal e linda fotografia de "A Fita Branca" e "Guerra ao Terror"

EDIÇÃO-
The Hurt Locker
Prêmio merecido a edição de "Guerra ao Terror". O corte brusco por toda película prende a atenção do espectador e por vezes sufoca. Merecidíssimo.

DIREÇÃO DE ARTE-
Avatar
Apesar de belo, não acho justo um mundo virtual ganhar esse tipo de prêmio. Quantos operários não estiveram envolvidos nos belos cenários de "Sherlock Holmes" ou "The Young Victoria"? No caso de "Avatar" bastava um bom e imaginátivo operador de CGI.

FIGURINO-
The Young Victoria
Filmes vitorianos sempre ganham nessa categória. "The Young Victoria" captou com maestria o período histórico retratado pelo filme.

MAQUIAGEM-
Star Trek
A Enterprise e suas fabulosas criaturas mereceram o Oscar por maquiagem.

TRILHA SONORA-
Up
Bela trilha sonora que remete muito à classicos das décadas de 30 à 50. Michael Giacchino ilustrou bem o fantástico e romântico mundo de "Up", através de sua delicada trilha.

CANÇÃO-Crazy Heart
T-Bone Burnett talvez seja um dos maiores músicos especialistas em música Country nos EUA. "The Weary Kind" é uma gostosa canção que conta a história do protagonista retratado em "Crazy Heart".

EDIÇÃO DE SOM-
The Hurt Locker
Fazer efeitos sonoros para filme de guerra deve ser muito complicado e trabalhoso. Ainda mais fazer a edição e encaixar perfeitamente os ruídos de bombas explodindo e cabeças sendo estouradas.

EFEITOS SONOROS-
The Hurt Locker
Tiros, explosões, estilhaços são sons que devem convencer o espectador em um filme de guerra. A equipe de "Guerra ao Terror" fez com tamanha proeza. Entretanto o mundo Na´Vi de "Avatar" merecia mais créditos nessa categoria, por elaborar novos sons para um planeta inventado.

EFEITOS ESPECIAIS-
Avatar
Muito merecido. "Avatar" é um show visual de primeira categoria.

ANIMAÇÃO-
Up
Delicada animação da Pixar, produtora que se supera a cada produção e quase todos os anos leva o Oscar. Divertido e emocionante, "Up" é um dos melhores desenhos produzidos na história do cinema. "O Fabuloso Sr.Raposa" não fica muito atrás.

FILME ESTRANGEIRO-
El secreto de sus ojos
Como dito os europeus "A Fita Branca" e "O Profeta" são películas mais profundas e fortes do que "O Segredo de seus Olhos". Contudo o espectador pode se emocionar mais com o filme portenho. Os membros da Academia adoram isso.

DOCUMENTÁRIO-
The Cove
Golfinhos sendo mortos para virar pasta comestível pode chocar. "The Cove" choca os mais fracos, e nos entristece com a brutalidade humana retratada pelas câmeras nervosas.

Os filmes abaixo não assisti e não tenho como comentar.
CURTA DOCUMENTÁRIO-
Music by Prudence
CURTA DE ANIMAÇÃO-
Logorama
CURTA-
The New Tenants



Juan José Campanella surpreende ao vencer o favoritismo europeu de "A Fita Branca" e "O Profeta". Academia optou por um filme mais emotivo e sentimental.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs