sábado, 13 de março de 2010

ILHA DO MEDO (2010)

Adentrei à sala de cinema desconfiado do filme que ia assistir. Li algumas críticas de "Ilha do Medo" que me desanimaram bastante. Grande parte das pessoas que o viram, acharam a película somente regular.

Contudo senti a grandeza do filme já nos primeiros instantes. Afinal "Ilha do Medo" não é um simples suspense, mas sim uma película de Martin Scorsese. As primerias cenas do filme são magistralmente fotografadas por Robert Richardson (ganhador do Oscar por "O Aviador" e "JFK"). A príncipio uma balsa é apresentada lentalmente ao espectador, saindo de uma densa névoa. Logo presenciamos o protagonista Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) regurgitando. Em seguida, seu personagem conhece o agente Chuck Aule (Mark Ruffalo), um policial que mantem o respeito diante de Daniels, e que o chama de "chefe".

Surge então a famigerada e sombria Ilha Shutter, e seus sinistros habitantes. Scorsese abusa da câmera nervosa para mostrar os muros altos da instituição psiquíatrica para pacientes perigosos. Ao longo do filme sabemos que Daniels e seu parceiro Chuck, estão na ilha para investigar o desaparecimento de uma paciente. Dr.Cawley (Ben Kingsley) é encubido de apresentar a misteriosa situação aos agentes federais.

A edição do filme abusa de flashbacks sobre o passado do protagonista, e de suas alucinações. Através desses devaneios, conhecemos Dolores (Michelle Williams) mulher do protagonista que fora assassinada por um incendiário psicótico. Além de sua esposa morta, Daniels relembra de sua traumatizante experiência em um campo de concentração Nazista.

O excesso de informações que o filme passa ao longo de sua metragem, talvez seja uma grande armadilha que Scorsese caiu. Afinal, o desenvolvimento da história tenta nos confundir com as miragens de Daniels e seu comportamento esquisito diante de sua estadia na ilha. Somos levados a acreditar em uma suposta conspiração federal na longínqua ilha, contra a sanidade de Teddy Daniels. Com um pouco de atenção o espectador mata a charada da película no meio do filme, banalizando a maioria das imagens angustiantes que Scorsese transposta na tela. E tratando-se de uma legítima película americana, somos apresentados a um desfecho totalmente explicativo e "mastigado", não deixando mistérios ao espectador.

Max von Sydow, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine, John Carroll Lynch e Elias Koteas completam o elenco estrelar, desse bom filme Noir moderno.

Apesar dos pontos baixos ressaltados, "Ilha do Medo" tem seus bons momentos. De fato não é uma obra-prima do suspense, e não repete com tamanha maestria o clima que Scorsese criou em "Cabo do Medo", por exemplo. Mas se comparado a exemplares modernos desse gênero, estamos diante de um filme diferenciado e estiloso. Requisitos raros no pobre "cinemão" americano da atualidade.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs