sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

OSCAR 2009-Melhor Filme

Até o dia da cerimônia do Oscar, vou divulgar diariamente todos os indicados dessa edição. A premiação vai acontecer em Los Angeles no dia 22 de Fevereiro, com apresentação de Hugh "Wolverine" Jackman. O ator da série X-Men, que também está no épico "Austrália", vai mostrar seus dotes de dançarino e de comediante. Afinal apresentador de Oscar tem que ter bom humor, certo? Enfim, a lista de indicados já foi divulgada ontem e quase não apresentou surpresas. Isso deve se refletir nos ganhadores também. Ou seja, a cada ano que passa, a Academia está bem mais previsível. Bom, vou abusar do meu palpite, para indicar quais são os favoritos em cada categoria do Oscar desse ano. Vale salientar que não vi grande parte das películas indicadas (tentarei fazer antes do grande dia).
Hoje vou começar com a principal categoria, a de melhor filme de 2008. Confesso que fiquei meio indeciso com duas películas indicadas, mas tive que optar por "Slumdog Millionaire" faturando a estatueta dourada da noite. O outro filme era "O Curioso Caso de Benjamin Button", mas no quesíto filme, a Academia surpreende. Vide o Oscar de 2006, em que "Crash" bateu o favoritismo de "O Segredo de Brockback Mountain". Enfim, confira abaixo as películas indicadas em ordem de maior probabilidade de vencer, segundo minha opinião. Confira e veja se vocês concordam.

FAVORITO- SLUMDOG MILLIONAIRE

Já era hora da Academia premiar um filme do excelente cineasta britânico, Danny boyle. Há quem diga que "Slumdog Millionaire" é sua maior obra-prima. E olha que estamos falando de um cineasta que tem no currículo películas como, "Cova Rasa", "Trainspotting" e "Extermínio". A minha escolha por esse filme, como grande favorito, foi baseada na coleção de prêmios que a películas vem colecionando nessa temporada. São dezenas de prêmios internacionais que Boyle e sua equipe já venceram ao redor do mundo. Basta saber se a Academia vai querer premiar um filme inglês inves de um americano.



THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON

Eu assisti e posso dizer que "The Curious Case of Benjamin Button" é muito bom. A película parece que foi pensada para ganhar o Oscar. Direção impecável, atuações deslumbrantes, roteiro muito bem adaptado e efeitos surpreendentes. Mesmo com todos esses quesítos, "Benjamin Button" perdeu vários prêmios, por estar concorrendo com o britânico, "Slumdog Millionaire". O Globo de Ouro e Critics Choice Awards, são dois exemplos.


MILK

Depois de "Slumdog Millionaire", o polêmico "Milk" de Gus Van Sant tem pequenas possibilidades de faturar o Oscar 2009, na categoria de Melhor Filme. Porém em categorias como roteiro e ator, as chances aumentam. Não que essa película seja inferior as duas já citadas, só que a Academia costuma dar o troféu para filmes com bons históricos de premiação. "Milk" não venceu nada, com exceção de categorias menores.

FROST/NIXON

Filmes políticos não tem tradição no Oscar. Obras-primas como "Todos os Homens do Presidente" e "JFK" foram apenas indicados para melhor filme, mas não ganharam. Com "Frost/Nixon" não será diferente, mesmo contando com excelentes atuações de Frank Langella, Michael Sheen, Sam Rockwell, Kevin Bacon e Rebecca Hall. Se vencer em outra categoria (concorre à direção, edição, ator e roteiro adaptado), já será lucro para esse filme de Ron Howard.

THE READER

Probabilidades quase nulas de vencer o Oscar de melhor filme. Se existir um azarão na corrida às estatuetas nesse ano, seu nome é "The Reader". Com produção dos recém falecidos, Sydney Pollack e Anthony Minghella, a película conta com dois "monstros sagrados" do cinema moderno. Ralph Fiennes e Kate Winslet, sendo que a última faturou dois prêmios esse ano no Globo de Ouro. Como Melhor Atriz de Drama e Melhor Atriz Coadjuvante.

1 comentários:

Fabrício Behrmann disse...

Não tenho nenhum palpite com relação a quem serão os ganhadores dessa edição do Oscar. Dos indicados a melhor filme, até agora só tive a oportunidade de ver "O Curioso Caso de Benjamin Button". Um excelente filme, sem dúvida. Mas não me deixou aquela impressão que os Grandes (com G maiúsculo) filmes deixam. Prefiro outros filmes do David Fincher, como "Seven" e "Clube da Luta". Esses sim são memoráveis.

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs