sexta-feira, 1 de junho de 2012

10 contos de fadas do cinema que você não conhecia


Todos tem decorado pelo menos algum "conto de fadas" na cabeça. Quem não conhece a história de "Branca de Neve" ou "Cinderela" do começo ao fim? Pois bem, a maioria desses contos que em sua maioria remontam da Europa do século XVIII e XIX, foram adaptados para a sétima arte. Alguns, imortalizados pelos estúdios de Walt Disney. Contudo quando pensamos em histórias de magias sempre lembramos das animações do estúdio do Mickey Mouse. Pois bem, tomei a liberdade de fazer uma seleção de 10 películas originais ou adaptadas de contos de fadas que merecem ser conhecidas e, principalmente, assistidas. Confira.

10-) Peau d´ane (1970)
Catherine Deneuve interpreta a triste princesa que precisa casar com um homem que não ama. Com ajuda de uma fada, a moça se fantasia de um singelo asno para se esquivar do parceiro indesejado. Dirigido pelo cultuado cineasta francês Jacques Demy, "Peau d´ane" é uma interessante adaptação literária para obra do escritor francês Charles Perrault.


09-) A Princesa Prometida (1987)
Rob Reiner dirige uma comédia de fantasia que mistura todos os bons elementos de contos de fadas; princesa em apuros, lutas de espadas, gigantes, piratas, além de muitas referências a obras de fantasia. Um clássico da década de 80 que não é tão conhecido no Brasil como é nos EUA.


08-) Animações do norueguês Ivo Caprino
Ivo Caprino foi um dos animadores mais notáveis da história do cinema europeu. Muitas de suas animações feitas com bonecos fizeram parte do imaginário infantil norueguês. Os curtas desenvolvidos por Caprino costumavam adaptar histórias tradicionais da literatura da Noruega. É o caso dos divertidos "Karius og Baktus" de Thorbjørn Egner (FOTO) e "Askeladden og de gode hjelperne" de Peter Christen Asbjørnsen e Jørgen Moe.


07-) O Ladrão de Bagdá (1940)
Com efeitos impressionantes para época, "O Ladrão de Bagdá" foi uma das primeiras produções a adaptar o universo das 1001 noites. O filme britânico contou com Michael Powell, Ludwig Berger, Tim Whelan na direção, além de ser antagonizado pelo lendário ator alemão Conrad Veidt, que interpreta Jaffar.


06-) Três Desejos para Popelku (1973)
Popelku é uma famosa princesa criada pelo escritor tcheco Bozena Nemcová. A obra que se assemelha com a da Cinderela, ganhou uma cultuada adaptação. O cinema do Leste Europeu, durante a Guerra Fria, produzia películas mais densas. Com esse filme a Checoslováquia demonstrou seu apreço por produções infanto-juvenis.


05-) Panna a netvor (1978)
A história de "A Bela e a Fera" escrita por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont já é sombria na versão mais amena. Mas em 1978, o cultuado cineasta tcheco Juraj Herz, decidiu adaptar para o cinema uma história cheia de horror gótico e ainda mais denso que a original. Note que a fera tem a cabeça de uma ave, indo contra a imagem conhecida da figura felina.


04-) Branca de Neve (1916)
Dirigido por J.Searle Dawley, um dos cineastas mais ativos dos primórdios do cinema americano, "Snow White" foi o primeiro longa adaptado da obra dos irmãos Grimm. A película foi um sucesso e, na época, foi distribuída pela recém-fundada Paramount Pictures. Dorothy Cumming, conhecida atriz do cinema mudo, foi a interprete da famosa princesa amaldiçoada pela maçã.


03-) Mio min Mio (1987)
Fantasia infantil que conta com Christian Bale no auge de seus 13 anos de idade. Um garoto (que não é Bale) parte para uma nova terra onde descobre que seu verdadeiro pai é o rei. Contudo um impiedoso cavaleiro quer dominar o reino que será herdado pelo menino. O vilão é interpretado por ninguém menos que Christopher Lee. O filme é baseado no livro infanto-juvenil da sueca Astrid Lindgren.


02-) Perinbaba (1985)
Perinbaba ou Lady Inverno é uma velha senhora que é responsável por fornecer a neve para o planeta. Com sua sabedoria Perinbaba passa lições importantes para um jovem rapaz interessado em seus poderes. A italina Giulietta Masina, ex-esposa de Federico Fellini interpreta a protagonista, porém para esse filme, sua voz foi dublada por uma atriz tcheca.


01-) A Bela e a Fera (1946)
Essa adaptação de "A Bela e a Fera" é a segunda mais conhecida depois da animação da Disney. Dirigido pelo legendário diretor, poeta, escritor, ator e dramaturgo francês Jean Cocteau. O filme de 1946 é conhecido pela impecável direção de arte e pelo roteiro adulto que traz uma mensagem antiguerra inserido de forma subliminar.


0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs