domingo, 7 de fevereiro de 2010

PRECIOSA-UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA (2009)


Precious (Gabourey Sidibe) é uma adolescente negra, obesa, pobre a analfabeta. Vítima da crueldade de sua mãe (Mo´Nique), a jovem espera pelo segundo filho que teve com o próprio pai que sempre a estuprou. Aposto que você já entendeu o alto teor dramático de que "Preciosa-Uma História de Esperança" proporciona ao público.

O filme tem intervalos de esperança, bem como o título em português entrega. Contudo prepare seus sentimentos por longos 110 minutos de dramacidade e desgraça alheia. De certa forma, "Preciosa" é mais um filme de superação e barreiras ultrapassadas. E bota obstáculos para pobre protagonista desse filme. Lee Daniels (diretor indicado ao Oscar por esse filme) exagerou na dose de drama. A lição de vida e de esperança que "Preciosa" passa é muito batida, e faz o espectador se sentir deprimido ao término da película, inves de deixa-lo revigorado emocionalmente.

Bom, se o filme tem um ponto emocional exagerado e apelativo, porque está indicado ao Oscar de melhor filme? O grande mérito do filme são as sinceras e contundentes atuações dos atores. Gabourey Sidibe não faz esforço algum para transparecer sua vunerabilidade e temor diante da mãe . Já Mo´Nique, que representa a mãe da protagonista, consegue chocar com o papel de uma mulher infeliz, que sente-se abandonada pelo amor de sua vida, graças à sua única filha. Daqui um mês exatamente (7), os membros da Academia certamente vão lhe entregar o prêmio de atriz coadjuvante. Sua atuação arrebatadora são dois terços da qualidade do filme.

Além delas, astros da música pop como Mariah Carey e Lenny Kravitz fazem participações mais do que especiais na trama. Carey representa uma assistente social que procura saber se a família de Precious merece ajuda assistencial ou não. Kravitz vive um enfermeiro que trata da protagonista quando ela tem o segundo bebê. Já a bela Paula Patton, representa a Sra. Rain, professora de inglês dedicada que trata de alfabetizar a sofrida personagem.

A indicação ao Oscar, e carreira de prêmios desde Sundande do ano passado, é dado graças às belíssimas atuações do elenco. Com "Preciosa", Lee Daniels se mostrou um bom diretor de atores. Ou seja, ele conseguiu passar de forma eficaz aos artistas de seu filme, todas as emoções que tinha em mente. Contudo, não considero sua indicação ao Oscar de diretor justa. Haviam outros que merecessem mais (Michael Haneke, por exemplo).

"Preciosa" não é uma perca de tempo, mas também não é uma película inesquecível. É apenas um dramalhão com boas atuações, prato cheio para os membros da Academia se deliciarem com as tristes reviravoltas de uma vida de desgraças. E olha que que eles gostam muito disso.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs