domingo, 21 de fevereiro de 2010

IN THE LOOP (2009)


"In the Loop" é um capítulo cinematográfico da famosa série de comédia britânica, "The Thick of It", que satiriza os métodos pouco convencionais do governo da "Terra da Rainha". Armando Iannucci, diretor e roterista dessa película também esteve na direção do seriado citado, que originalmente passou na BBC entre 2005 e 2007. No elenco, Chris Addison, Peter Capaldi, James Smith, entre outros atores que estiveram em "In The Loop" e em "The Thick of It".

A trama dessa comédia britânica foi merecidamente indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado esse ano. No filme somos apresentados a um atrapalhado ministro britânico que opinou sobre a guerra e a classificou como "imprevisível". Tal termo adotado pelo político cria um desconforto no ministério onde trabalha ocasionando um "complexo" quebra-cabeças diplomático entre Reino Unido e Estados Unidos. Típico do humor britânico, "In the Loop" tem tiradas engraçadas e com um humor venenoso e altamente sarcástico. Até os personagens americanos adequam-se perfeitamente à diálogos suculentos. Um dos mais engraçados fica entre a troca de ofensas entre os ótimos, Peter Capaldi e James Gandolfini. O escocês Capaldi interpreta um político linha dura e desbocado, que tenta amenizar os problemas que o ministro ocasionou com sua descrição sobre a guerra. Já Gandolfini (The Sopranos) é um General do alto escalão do governo norte-americano, que orgulha-se de sua farda, embora suas atitudes militares sejam pouco convencionais.

"In the Loop" critica explicitamente às gestões Bush e Blair, focando a futilidade diplomática das duas grandes nações em relação à guerra no Oriente Médio. É como se todas as grandes decisões fossem tomadas por pessoas de baixo grau hierárquico dentro do governo. Uma guerra pode ser ocasionada graças a um encontro sexual entre uma secretária americana e um ajudante de gabinete britânico. Hilário e muito venenoso. Assista e entenda porque os britânicos são melhores contadores de piadas.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs