quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PORTAIS DO CÉU (1978)


O crítico de cinema Roger Ebert, o Rubens Ewald Filho dos EUA, elegeu "Portais do Céu" como um dos 10 melhores filmes de todos os tempos. Segundo ele, nenhum filme fez o pensar tanto sobre o valor da vida quanto essa película de Errol Morris. Em 1978, com trinta anos de idade, Morris nunca tinha dirigido um filme. Com um empurrãozinho do amigo Werner Herzog (sempre ele), o até então cineasta iniciante rodou o documentário de 85 minutos. Apesar do incentivo dado ao novo talento, Herzog não levou fé que a obra iria vingar e apostou com Morris que o filme seria um fiasco. Caso não fosse, teria que comer os próprios sapatos. Dois anos mais tarde o excêntrico Herzog cumpriu a promessa na frente de uma multidão, que testemunhou a peculiar refeição do alemão.
"Gates of Heaven" não é só um grande documentário, como também o primeiro grande feito de um dos maiores diretores do gênero. Apesar da idéia simples de retratar a história de dois cemitérios para animais, o filme contem uma alta carga emocional em seus entrevistados. De forma mais crua possível, sem OFF, Errol Morris fixa a câmera em seus entrevistados em planos simples. A película se divide em duas, pois focam dois locais distintos. Na primeira parte da trama o filme mostra um cemitério que foi desativado, por não lucrar o suficiente. Floyd McLure foi quem teve a idéia de tal empreendimento. Contudo o homem não estava interessado em faturar com o local , e sim ajudar dedicados donos de animais a enterrar com dignidade, os restos mortais de seus mascotes. Seu depoimento sobre o fim do local é muito tocante, ainda mais quando Morris mostra a verdadeira condição de vida do frustrado dono do cemitério.
Depois de meia hora mostrando McLure e seu projeto para os finados bichos, Morris retrata o empreendedorismo bem sucedido do "Bubbling Well Pet Cemiterial Park". O cineasta além de registrar testemunhos de donos de animais falecidos, optou por dissecar a vida dos donos desses locais. No caso desse último cemitério, podemos conhecer a fundo a família resposável por administrar o negócio. Suas entrevistas retratam a euforia do "American Dream", ainda mais tratando-se em um dos filhos do dono do local.
De fato Errol Morris conseguiu várias proezas com essa película. "Portais do Céu" é um retrato verdadeiro e honesto, da relação homem e natureza, sem apelações e com apenas uma aparição canina. Além de mostrar de forma filosófica a idéia do homem com a morte, mesmo tratando-se do ponto de vista animal. Relatos sinceros e por vezes engraçados de pessoas que honram seus bichinhos mortos, como se fossem parentes próximos.
Dois ano depois Herzog comeu os próprios sapatos e de forma crítica cumpriu sua promessa. "Gates of Heaven" vingou sim, e da forma mais positiva. Foi reverenciado por cinéfilos de todo mundo, coroando Errol Morris como um dos grandes documentaristas de seu tempo.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs