terça-feira, 17 de novembro de 2009

RELIGULOUS (2008)


Sou um ateu declarado e todos que me conhecem estão cansados de saber disso. Diferentemente do comediante norte-americano Bill Maher, respeito a opinião religiosa de cada pessoa, seja católica, muçulmana, judia, etc.
"Religulous" é um documentário sobre o humorista citado que tenta achar explicações concretas sobre a existência das religiões no planeta. De fato, muitos céticos, como eu, se identificam com algumas questões que Maher aborda durante a película. Tais como homens e mulheres lúcidos e inteligentes que acreditam fielmente que estão tomando o sangue de Cristo todos os domingos. Ou de que ainda existam pessoas que não acreditam na teoria de evolução, proposta por Charles Darwin. O absurdo é tão grande que Maher consegue entrevistar um senador norte-americano que afirma que o jardim do Edén de fato existiu, contradizendo todos os estudos científicos dos últimos séculos.
Maher falha ao abordar o cristianismo e outras religiões de forma satírica e xiita (olha o apradoxo), tratando-as como um distúrbio neurológico.
O desfecho do documentário é tão parcial e contundente quanto um filme de Michael Moore. Ou seja, Maher com ajuda de Larry Charles (diretor de "Borat") traça uma visão pessimista e ingênua da religiosidade ao redor do mundo. A religião, tal como uma patologia neurológica é vista de uma maneira apocalíptica e auto destrutiva no documentário. Como Michael Moore, Maher entrevista pessoas razoavelmente estúpidas e que de certa forma facilitaram a visão errônea sobre as religiões, proposta pelo filme. Não presenciamos ao longo do filme, nenhum comentário inteligente em pró da religião. A edição também facilitou bastante o resultado final de "Religulous" que não passa de uma propaganda ideológica proposta pelo humorista americano.
Eu acredito que Maher se dá melhor no ramo da comédia do que da filosofia. Assistam e tirem suas conclusões.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs