sábado, 11 de junho de 2016

12 Filmes de amor para o dia 12 de Junho



Por Diego Martins Salomão

Não é um ranking, não é um top e nem tem a pretensão de competir com outras listas. Mas pra você, que gostou da ideia de passar o friozinho do Dia dos Namorados vendo um bom filme em baixo das cobertas, seguem aqui 12 ótimas opções!

1-Romeu e Julieta
Entre dramas, paródias e releituras, existem mais de 20 filmes que remetem ao clássico de Sheakespeare, e seria uma pretensão sem tamanho querer eleger um para indicar – até por duvidar que alguém no mundo tenha visto todos. No entanto, estamos falando de uma história que atravessou mais de 400 anos e ainda é considerada como o maior e o mais belo conto de amor de todos os tempos. Não pode ficar de fora. Mudam as filmagens, cenários, atores, efeitos e até pequenos detalhes no roteiro, mas a essência permanece intacta e acredito que assim continuará por mais 400 anos.

2-Titanic
Por pouco não entrou na lista. Claro, a historinha – bem clichê – sobre um amor proibido entre uma garota rica e um rapaz pobre serviu apenas como pano de fundo para o retrato de uma das maiores tragédias da história da humanidade. “Foda-se o casalzinho”. OK, muito justo. Entretanto, no final do filme, quando a mocinha, já não tão mocinha, termina seu trágico relato, ela diz “e ele me salvou, de todas as maneiras que uma pessoa pode ser salva”. Infelizmente, nem todas as histórias de amor dão certo e nem todos os finais são felizes, mas foi o amor e somente o amor que permitiu que ela seguisse com sua vida, realizando tudo o que haviam planejado e registrando cada momento nas fotos que adorava carregar. Emociona, sim! É lindo, sim, e entra na lista, sim!

3-Ghost
A história do amor que superou a barreira entre a vida e a morte superou também qualquer clichê, qualquer breguice, qualquer cafonice, qualquer efeito especial tosco, e até hoje emociona espectadores pelo mundo todo. Com um roteiro de fazer chorar, trilha sonora fabulosa e atuação inigualável de Whoopi Goldberg, que encanta ao mesmo tempo em que faz rir, Ghost é uma obra-prima que em nenhum momento teve medo de abusar de clichês amorosos e com isso ganhou o status de cult. Bem, a sorte favorece os bravos, não é mesmo?

4-Como se fosse a primeira vez
Um dia, alguém disse “o verdadeiro conquistador não é aquele que conquista várias mulheres, mas a mesma todos os dias”. E foi assim que o que seria uma comedinha-sessão-da-tarde se transformou num filme divertido, engraçado e profundamente tocante. Uma história linda, entre uma mulher com problemas de memória recente e um homem que, dia após dia, tinha que provar o seu amor.

5-Uma Linda Mulher
Difícil imaginar que Richard Gere, Julia Roberts ou o diretor Garry Marshall já tenham ouvido Odair José cantando “Vou tirar você desse lugar”, mas a verdade é que o brega brasileiro resumiu bem esse clássico sobre um homem em busca meramente de companhia e diversão, mas que acabou descobrindo, sob botas de couro e decotes generosos, uma mulher sensível, interessante, inteligente, assustada e louca para ser salva. Cá entre nós, se até o gerente do luxuoso hotel onde ficaram hospedados se emocionou com a história do casal, por que nós não haveríamos de nos emocionar também?

6-Johnny & June
Poderíamos dizer que se trata da história de uma mulher que enfrentou vários preconceitos de uma sociedade conservadora. Poderíamos também afirmar que o galã da história não era exatamente um príncipe num cavalo branco, que veio resgatá-la de alguma coisa. E por que não dizer ainda que foram os inúmeros problemas dele que quase acabaram com essa história antes mesmo dela começar? Porque June Carter aguentou tudo isso, trouxe Johnny Cash de volta do inferno e eles viveram juntos por quase 50 anos. Um conto de fadas moderno e mais importante que tudo, real!

7-O Filho da Noiva
Há quem brinque dizendo que se Ricardo Darín parasse de atuar, o cinema argentino deixaria de existir. Bem, então vamos aproveitar enquanto ele está aqui, não é mesmo? Nesse drama comoventemente hilário, ele tem atuação espetacular como um quarentão divorciado e infeliz que resolve colocar a vida em ordem com a ajuda de um divertido amigo de infância. No meio do caminho, no entanto, ele ganha uma inusitada tarefa: ajudar o pai a se casar com sua mãe na igreja, realizando, assim, o único desejo não atendido da mulher. Detalhe: ela agora vivia em um asilo, vítima do Alzheimer. É pra chorar e pra chorar de rir!

8-Annie Hall
Que Woody Allen faz terapia pra todo mundo ver é um fato. Mas assim como há pessoas mais interessantes que outras, acredito que haja sessões e sessões de terapia. Algumas cheias de bobagens e outras que são verdadeiras obras de arte. Em Annie Hall, ele se permitiu voar mais do que nunca, conversando livremente como o espectador, aproximando-o de seus pequenos e por vezes patéticos dramas conjugais, mas também emocionando. Com uma sensibilidade e um realismo fora do comum, ele conseguiu mostrar que amar pode ser complicado, mas é incrivelmente divertido. Sem dúvidas, uma das maiores e mais inteligentes comédias românticas de todos os tempos!

9-E aí, comeu?
É óbvio que chama a atenção negativamente um filme com esse nome numa lista de filmes de amor, mas não se deixe levar pelo título. A grande sacada do roteiro é justamente fazer com que um playboy putanheiro, um esquerdista fanático e um desiludido com o amor, acostumados a proferir as maiores barbaridades sobre o sexo oposto no bar que frequentam, descubram que todos precisam e merecem encontrar o amor verdadeiro; seja com a esposa ignorada, uma ninfeta proibida, ou até com uma prostituta.  E por que não? Não há formas certas e erradas. Há apenas a forma de cada um.

10-Quero ser grande
Nos bons tempos das locadoras de vídeo, ninguém jamais encontraria esse cult na seção de filmes românticos. Talvez, dramas, infantis, ou até clássicos, por que não? No entanto, é comovente a maneira como o menino aprisionado no corpo de um homem amadurece forçado única e exclusivamente por uma paixão. Tão comovente quanto, é a maneira como justamente a candura e inocência de uma criança são capazes de fisgar o coração e o corpo de uma executiva cansada das formalidades e armadilhas do mundo corporativo.

11-Amizade Colorida
Depois de atuação magistral como o frio e calculista Sean Parker em A Rede Social, Justin Timberlake tinha agora a missão de provar que não seria ator de um papel só, e o fez com maestria nessa divertida comédia em que interpretou um jovem tímido e atrapalhado que depois de transar com sua melhor amiga descobre o óbvio: melhor do que ir dormir com uma mulher linda é acordar ao lado de alguém de quem realmente gostamos. Divertido, despretensioso, leve, engraçado e absolutamente realista. Às vezes aquela pessoa especial está mais perto do que pensamos.

12-Tootsie

Considerado um dos filmes mais engraçados de todos os tempos, mostra Dustin Hoffman em uma atuação de gala como um ator desempregado que resolve se travestir de mulher, e em seguida vira um fenômeno de popularidade em uma novela. Tudo ia bem até se apaixonar perdidamente por sua colega de elenco, que, sem perceber, também se descobre incrivelmente envolvida por aquela que julgava sua mais nova amiga, que na verdade era amigo e àquela altura já despertava o desejo de muitos homens! Assim mesmo, transpondo a barreira dos gêneros e das preferências sexuais. 

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs