sexta-feira, 20 de julho de 2012

Estreia da semana - VALENTE



Carlos Larios
(contato@larioscine.com)

Depois de ser superar a cada ano com obras magistrais e inesquecíveis, o famoso estúdio filiado a Disney decepcionou com "Carros 2". A crítica reprovou a continuação do divertido desenho sobre automóveis, mas em compensação arrecadou milhões de dólares ao redor do planeta. Essa queda efêmera de qualidade foi necessária para conter o entusiasmo que tanto pressionava seus talentosos animadores.


Recuperando-se do sucesso mal quisto de "Carros 2", a Pixar veio em 2012 com uma produção particular, que a princípio, não entusiasmou os fãs do estúdio. A premissa de "Valente" conta a história de Merida, uma intrépida princesa das Altas Terras Escocesas que, contra seu gosto, vira prêmio de uma competição entre três clãs. O candidato mais aguerrido e comprometido terá a mão da moça e será um dos herdeiros das terras do simpático Fergus, poderoso e robusto pai da jovem princesa prometida. 






A competição é incentivada pela disciplinadora rainha Elinor, que fomenta uma rivalidade materna com sua filha rebelde. A relação entre as duas se divide entre a cumplicidade e os frequentes embates sobre a ética de uma princesa. Para Merida, a etiqueta seguida por uma herdeira real é enfadonha, interessando-lhe somente, a aventureira vida de uma arqueira. Sua aptidão para o arco-flecha atrapalha os planos de educação que Elinor traçou para  filha. 


Contra sua vontade e, discordando de sua mãe, Merida busca a ajuda de uma poderosa bruxa. A velha lança uma maldição que transforma a orgulhosa Elinor em um imponente urso. Ressentida com a imprudente atitude que tomara, a jovem parte com sua mãe para desfazer o grande equívoco que cometera. "Valente" talvez seja o desenho mais heterogêneo da Pixar, porque mistura a costumeira sensibilidade emocional de suas animações, com o conto moralista e fantástico de princesa, popularizado pelas produções da Disney.


A diretora e roteirista Brenda Chapman , que criou o universo da corajosa Merida, baseou-se na turbulenta relação entre gerações que atinge o ápice durante os primeiros anos da puberdade. O confronto de mãe e filha é retratado sutilmente, exaltando com delicadeza, um roteiro de convicções feministas. Teoricamente a nova película do premiado estúdio de animações gráficas, relata o estado de espírito materno. No meu ponto de vista, a grande protagonista da trama é a orgulhosa rainha Elinor que, em seu perfeccionismo devotado aos filhos (principalmente à Merida), esconde imprudentemente o grande afeto que nutre pelos herdeiros.


Em sua essência "Valente" é um filme de menina para nenhum garoto botar defeito. O sentimentalismo explorado pelos diretores do filme (além de Chapman, Mark Andrews e Steve Purcell dirigiram a trama), é pontuado por bastante humor e ação. Vale ressaltar também, a riqueza e qualidade de imagem proporcionada pela tecnologia da Pixar. Um novo deslumbre visual que, reproduz com verossimilhança, as bucólicas paisagens montanhosas da Escócia.




Contudo, apesar do vigoroso roteiro, "Valente" cai em clichês que comprometem ligeiramente seu resultado, não o igualando a clássicos modernos como "Ratatouille", "Wall-E", "Up" e "Toy Story 3". Alguns datados (e gratuitos) maneirismos da Disney são facilmente diagnosticados no longa, tal como as usuais canções que ilustram o estado de espírito dos personagens. Ao menos houve o bom senso de não dar voz humana aos animais.


Depois de um ano de péssimas recepções com "Carros 2", e seu debute no live-action com "John Carter", a Pixar junta os "cacos" com uma obra digna que, mesmo não estando a mercê de sua máxima capacidade criativa, atraí e emociona seus espectadores. Mas a mística em torno da empresa californiana continua, apesar dos recentes erros, a Pixar ainda vigora pelo plantel de animadores que priorizam o entretenimento decorrente da arte. Um raro estúdio que ainda tem muito a oferecer, e "Valente" prova que apesar da imperfeição, o estúdio anseia por um resultado que possa tocar profundamente seu público. Que venha a continuação de "Monstros S.A.".

NOTA: 8,0

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs