sexta-feira, 13 de julho de 2012

09 atuações inusitadas do mundo do Rock

 1-) Johnny Cash em "A Gunfight" de Lamont Johnson
Depois de sua luta contra as drogas, na década de 60, a inconfundível voz de Cash ecoou pelas telas de cinema ao lado do veterano Kirk Douglas. O faroeste "A Gunfight", no qual interpreta o pistoleiro Abe Cross, foi um fracasso de público e crítica, mas rendeu alguns elogios ao cantor que já tinha colecionado algumas participações em películas e séries de tv. 
CURIOSIDADE- a cena em que Cash diz "You stay the hell away from me, ya hear?", foi exibida no famoso clipe "Hurt".



 2-) Alice Cooper em "Príncipe das Sombras" de John Carpenter
Alice Cooper é conhecido por suas interpretações durante os shows, envolvendo temas de filmes de horror. O cantor possui uma pequena e simbólica filmografia dentro do gênero que mais o inspira. Inclusive fez uma importante participação em um dos filmes mais desconhecidos do aclamado cineasta John Carpenter. Em "Príncipe das Sombras", Cooper lidera um bando de mendigos possuídos pelo demônio.


3-) Bob Dylan em "Pat Garret & Billy the Kid"
Ao lado do ícone country da década de 70, Kris Kristofferson, Bob Dylan esteve no faroeste "Pat Garret & Billy the Kid" de Sam Peckinpah . Além de atuar, o lendário cantor folk contribuiu com a trilha-sonora do filme. 




4-) Iggy Pop em "Dead Man" de Jim Jarmusch
O ícone descamisado do Punk, Iggy Pop, coleciona pequenas participações bizarras em filmes. Esteve em "A Cor do Dinheiro" de Martin Scorsese, do cultuado terror de ficção-científica "Hardware", além de "Cry-Baby" de John Waters e "Tank Girl- Detonando o Futuro". Dentre os peculiares personagens do cantor destaca-se Salvatore "Sally" Jenko de "Dead Man". Na película dirigida por Jim Jarmusch, Pop interpreta um andarilho vestido como mulher que cruza o caminho do protagonista interpretado por Johnny Depp. Seu bizarro e divertido personagem é um dos mais inesquecíveis do aclamado western de Jarmusch.



5-) John Lennon de "Como Ganhei a Guerra" de Richard Lester
Pouco depois da "beatlemania" dominar o mundo, o ego dos integrantes da maior banda da história tinham inflamado. Em 1967, apesar de ainda não terem se separado, John Lennon deu um tempo para "Os Beatles" para participar da comédia "Como Ganhei a Guerra". O filme conta a história de um batalhão britânico durante a Segunda Guerra Mundial, liderado por um tenente (Michael Crawford) que guia seus soldados pela Europa e pelo Norte da África.Talvez o mais icônico do quarteto de Liverpool, John Lennon atuaria em  um de seus únicos filmes solos, depois da consagração de películas como "Os Reis do Iê Iê Iê" e "Help", ambas dirigidas por Richard Lester. O cineasta também foi responsável por essa comédia que, se não é tão marcante quanto as citadas, pelo menos iniciou a independência de Lennon em relação aos Beatles.



6-) Mick Jagger em "Performance" de Donald Cammell e Nicolas Roeg
O aclamado cineasta inglês Nicolas Roeg fazia sua estréia na direção no bom suspense "Performance". Ao lado do diretor Donald Cammell, Roeg trazia Mick Jagger em seu segundo personagem no cinema depois de "Ned Kelly". O vocalista dos "Rolling Stones" interpreta um roqueiro decadente que, abriga em sua mansão, um perigoso gangster foragido. Ao lado de duas moças estonteantes, o criminoso ingressa no mundo das drogas das orgias, apresentadas pelo anfitrião Jagger. Uma bem conceituada obra cinematográfica que abriu portas para o cineasta de "Inverno de Sangue em Veneza", "Walkabout" e "Convenção das Bruxas".




7-) Roger Daltrey em "Tommy" de Ken Russell
A extravagância operística composta pelo guitarrista Pete Townshend, para o álbum "Tommy" do "The Who", foi adaptada para o cinema em 1975. O próprio vocalista da banda, Roger Daltrey, interpreta o protagonista Tommy Walker que, traumatizado ao testemunhar o assassinato de seu pai, torna-se cego, surdo e mudo. Tommy dá volta por cima quando vira um prestigiado campeão de Pinball. Pela perseverança e, retratando-se contra o mundo que o maltratou, Tommy ganha fiéis seguidores até sua decadência moral. A "Ópera Rock" do "The Who", ganhou a direção do cultuado cineasta britânico Ken Russell, que levou Elton John, Eric Clapton, Jack Nicholson, Ann-Margret, Oliver Reed, Tina Turner, além dos demais integrantes da banda, para dar vida ao mundo criado no álbum homônimo de 1969.

8-) Tom Waits em "Down by Law" de Jim Jarmusch
A voz rouca de Tom Waits, que entoa em seus blues, rocks e folks, também pode ser ouvida em uma expressiva filmografia. Dentre participações inesquecíveis em películas como "Short Cuts" de Robert Altman, "O Selvagem da Motocicleta" de Francis Ford Coppola e "Ironweed" de Hector Babenco, Waits se destaca mesmo em "Down By Law" de Jim Jarmusch. O filme que retrata a fuga de três presidiários de uma cadeia no estado americano do Louisiana, e a respectiva odisseia do trio pelos frios pântanos do sul dos EUA. Uma obra indie inesquecível, tendo Waits como um dos fugitivos ao lado de John Lurie e Roberto Benigni. O músico também participou da trilha-sonora do filme.



9-) David Bowie em "A Última Tentação de Cristo" de Martin Scorsese
Talvez Bowie seja o dono das melhores atuações que um roqueiro já levou para o cinema. Seu Andy Warhol em "Basquiat" merecia uma indicação ao Oscar. Seu malvado príncipe Jareth de "Labirinto" povoou a puberdade de muitas garotas na década de 80. E o extraterrestre Thomas Jerome Newton de "O Homem que Caiu na Terra" foi um marco em sua carreira. Contudo a atuação mais inusitada de Bowie foi no polêmico "A Última Tentação de Cristo" de Scorsese. No filme ele interpreta o juiz romano Pôncio Pilatos, responsável pela crucificação de Jesus Cristo de Willem Dafoe. Não é a toa que o nomearam como o "Camaleão do Rock".



LEMBRA DE OUTRAS ATUAÇÕES DE ROQUEIROS? DEIXE SEUS COMENTÁRIOS OU ACESSO A PÁGINA DO LARIOSCINE NO FACEBOOK.

1 comentários:

Unknown disse...

Faltou a grande Tina Turner em Mad Max, Além da Cúpula do Trovão. No Mick Jagger,gostou muito da atuação dele em Freejack, os Imortais.
Por fim, Juliette Lewis em Assassinos por Natureza.

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs