terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crítica de horror - THE INNKEEPERS (2011)

Esta constatado - 2011 não foi um bom ano para o cinema de horror. Poucas produções do gênero se destacaram. "Sobrenatural" de James Wan foi uma agradável surpresa, e em minha opinião, figura como o melhor filme do gênero no último ano. Logo em seguida, confesso que uma pequena produção indie ganhou minha admiração. "The Innkeepers" de Ti West, sequer estreou oficialmente nos cinemas estadunidenses, mas já conquistou a hostilidade de alguns fãs do gênero. West é um cineasta independente, que ficou conhecido pelo cult "The House of the Devil" de 2005, dividindo opiniões pelo ritmo vagaroso e o final contundente.



Em "The Innkeepers", Ti West consolida seu estilo lento, com trilha maneirada e uma inserção infindável de diálogos. Tudo em pró do suspense. Esse maneirismo do cineasta funciona como um elo emocional entre a protagonista e o público, criando mais uma personagem feminina fugindo do rótulo da "gostosa que grita".



O filme conta a história de um antigo hotel de uma cidade interiorana, que está com os dias contados. No fim de semana que antecede seu fechamento, os recepcionistas Claire (Sara Paxton) e Luke (Pat Healy) tem a companhia de pouquíssimos hóspedes. Com exceção dos pedidos de toalha, a dupla se entedia com a falta de tarefas, revezado na função de recepcionista, no pequeno e aconchegante saguão do hotel.



É lá que Claire e Luke dissertam sobre a existência do fantasma de uma antiga hóspede que se matou em um dos quartos, após ser abandonada no dia do casamento. Até que Leanne, uma famosa e decadente atriz (tal como a própria Kelly McGillis que interpreta a personagem), se hospeda no recinto para uma importante palestra. Fã de Leanne, Claire descobre que a atriz tem outras atividades além da cênica, envolvendo espiritismo. Em seguida outro hóspede aparece para aproveitar a última noite do hotel. Um misterioso idoso, que por nostalgia, anseia se hospedar no quarto que outrora passou a noite de núpcias.



Mas as coisas se complicam quando a dupla de protagonistas se embebeda com cerveja, e partem em busca da fantasmagórica noiva, em meio ao empoeirado porão do hotel. O local serviu para a ocultação do cadáver da hóspede suicida, que permaneceu apodrecida por três dias a quase 100 anos. Munidos com um velho aparato de escuta, Claire e Luke despertam a discreta entidade aprisionada no hotel.



Apesar de ter isolados momentos de tensão, incluindo o frenético desfecho da trama, "The Innkeepers" não vai agradar a muitos. Ti West não se apressa em trazer explicações fáceis e explícitas sobre a veracidade da assombração, limitando-se a pequenos nuances e pouca ação durante dois terços da película. Corra do filme, caso você se aborreça facilmente com muitos diálogos. Já para os fãs de um bom suspense, "The Innkeepers" será uma boa exceção em um ano tão ruim para o terror.

1 comentários:

A disse...

Nesse filme fiquei tenso. Muito bom.

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs