sábado, 7 de janeiro de 2012

O MENINO DE BICICLETA (2011)

Vencedor do Grande Prêmio do Júri na última edição do Festival de Cannes, "O Menino de Bicicleta" é mais uma premiada película dos irmãos Dardenne. A dupla é considerada uma das mais queridas pelos críticos presentes na Riviera Francesa, totalizando cinco prêmios, incluindo duas Palmas de Ouro. O cinema intimista dos irmãos belgas tem notoriedade por sua sensível visão humana. Em grande parte da filmografia de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, encontramos jovens protagonistas divididos pelo instinto marginal e por seus verdadeiros anseios. É o caso de "O Menino de Bicicleta" que traz o inexperiente ator Thomas Duret, em sua primeira atuação no cinema, interpretando Cyril, a intrépida criança do título. Seu honesto desempenho inspira revolta e ao mesmo tempo piedade.O menino é abandonado em um orfanato pelo pai (Jerémie Renier, interpretando mais um irresponsável depois de "A Criança" dos irmãos Dardenne), que não cumpre a promessa de pegar o filho depois de um mês de ausência.


 Cyril foge da instituição para procurar sua figura paternal e sua estimada bicicleta. É durante sua fuga que ele conhece a bondosa cabeleireira Samantha (Cécile de France), que se sensibiliza com angústia do garoto.

Ela recupera sua bicicleta e o ajuda na busca pelo paradeiro desconhecido do pai. A relação entre Samantha e Cyril floresce tanto quanto a revolta do menino. A cabeleireira abdica de sua vida convencional para ajudar a criar o menino revoltado. Ela representa a desconhecida figura materna de Cyril. As primeiras reações do menino não condizem com as tentativas de Samantha, que passa a adotá-lo. Para retomar sua infância perdida, Cyril precisa passar por algumas afirmações e obstáculos em busca de sua felicidade. Consequentemente o garoto se envolve com más companhias, como a de Wes, um rapaz muito mais velho, que o convence a cometer um grave delito.


A direção quase documental da dupla belga é de sumo realismo, arrancando atuações sinceras de seu inspirado elenco. A câmera, uma das marcas registradas dos Dardenne, acompanha discretamente a ação de seus personagens, imprimindo a sensação de testemunho ao espectador.

E como se estivéssemos dentro de cena, sem sermos notados. “ O Menino de Bicicleta” é uma notável e brilhante obra autoral de dois dos diretores mais consagrados dos últimos anos.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs