domingo, 11 de setembro de 2011

68º Festival de Cinema de Veneza - Vencedores



Contrariando a tendência de um presidente do júri premiar seu conterrâneo, tal como Quentin Tarantino em 2010, o americano Darren Aronofsky indicou o russo "Faust" como o grande merecedor do Leão de Ouro. Ovacionado pela crítica e pelo público em Veneza, o filme do prestigiado cineasta Aleksandr Sokurov é mais uma bem sucedida adaptação do clássico literário escrito pelo autor alemão Johann Wolfgang Goethe. O diretor russo é conhecido pelo premiado "A Arca Russa", filme rodado em um único take, e que resume a história da Rússia.


O elogiado ator alemão Michael Fassbender recebeu a Copa Volpi de melhor interpretação masculina pelo seu incestuoso personagem de "Shame". A película dirigida pelo britânico Steve McQueen foi bem recebida pela imprensa presente na cidade das gôndolas. Já o Copa Volpi de melhor atriz foi para a chinesa Deannie Yip por "Tao Jie" de Ann Hui.

A China também recebeu outro prêmio, na categoria de melhor diretor. Shangjun Cai ganhou o Leão de Prata como o melhor realizador, deixando nomes como Cronenberg, Friedkin e  Polanski para trás.

O prêmio Marcello Mastroianni, dedicado a jovens atores foi para o casal do filme "Himizu". Shota Sometani e Fumi Nikaidô foram considerados os melhores interpretes revelação desse festival. Como ambos não estavam presentes na entrega do prêmio, o diretor do filme Sion Sono foi representando a dupla.


Apesar de "Carnage" de Polanski ter sido considerado pelos críticos como o melhor filme exibido no fstival desse ano, "Faust" correu logo atrás e mereceu o Leão de Ouro. Indo em contrapartida do último ano, no qual o cineasta Tarantino, presidente do júri, entregou o prêmio de melhor filme para sua ex-namorada Sofia Coppola pelo mediano "Somewhere".

Cena do premiado "Faust"

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs