terça-feira, 14 de junho de 2011

PAUL (2011)

Estimado em U$40 milhões, "Paul" foi um grande fracasso nos EUA. Dirigido por Greg Mottola (Superbad), a comédia de ficção científica tenta unir duas vertentes promissoras do humor da atualidade. Primeiro, repetir a parceria bem sucedida dos britânicos Simon Pegg e Nick Frost, com o humor particular da terra da Rainha. Em segundo lugar, dá vez ao "bromance", subgênero que se popularizou no cinema norte-americano nos últimos anos em produções estreladas por Seth Rogen (o ator dubla o extraterrestre) e produzidas por Judd Apatow. A química entre os dois tipos de comédia fracassa violentamente, e "Paul" de longe é um filme hilário.

A película conta a história de dois amigos nerds, que vão  aos EUA à Comic-Con, para depois fazerem um tour pelas atrações turísticas ufológicas do sudoeste estadunidense. No meio do trajeto, a dupla testemunha um acidente de carro e resolvem socorrer a suposta vítima. É quando eles conhecem o simpático extraterrestre "descolado". Foragido da Área 51, o alienígena pede ajuda aos dois nerds, e partem em direção ao norte, afim de conseguir se encontrar com seus conterrâneos planetários (?!?).


Simon Pegg perde espaço para Nick Frost, que está muito superior a ele na película. Não que Frost esteja hilário, mas sem dúvida nenhuma é o melhor ator no filme. Já Paul é o esteriótipo dos personagens de Seth Rogen; bobão nerd de bom coração que se acha suficiente "cool", cheio de tiradas boçais que apelam para flatulências e orgãos genitais. Como vocês notaram eu não gosto de Rogen, e não acho graça nenhuma nele. Infelizmente esse jeito fica muito evidente no pequeno extraterrestre. Se você gosta do ator, então talvez você se simpatize com a criatura integalática.


Apesar dos pesares, nem tudo em "Paul" está perdido. O filme tem algumas cenas divertidas, como a participação especial de Steven Spielberg, por exemplo, além do começo do filme na Comic-Con. Além de algumas cenas isoladas que salvam o filme, "Paul" tem bons efeitos especiais, que referenciam algumas películas setentistas e oitentistas de ficção científica. Portanto dá-lhe citações implícitas ou explícitas de "Star Wars", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "ET", e da série de TV "Arquivo-X".

Jason Bateman, Kristen Wiig, a dupla Bill Hader e Joe Lo Truglio, John Carroll Lynch, Jeffrey Tambor, Jane Lynch, Blythe Danner e Sigourney Weaver completam o elenco desse road-movie de ficção científica. Portanto se você gosta de filmes de humor fácil, "Paul" é para você. Já se você for um legítimo nerd e/ou apreciador de uma boa comédia, passe longe desse longa.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs