domingo, 12 de junho de 2011

O VINGADOR SILENCIOSO (1968)

"O Vingador Silencioso" é uma daquelas obras, na qual os fãs do "spaghetti-western" a tem como um filme-referência, diante de sua importância dentro do gênero. Como nas aclamadas películas de Sergio Leone, "O Vingador Silencioso" dirigido por seu xará Sergio Corbucci, é a história de um solitário e misterioso homem que anda sem rumo em meio as pradarias sem lei do Oeste norte-americano. A diferença é que nesse filme, as áridas paisagens desérticas são trocadas pela imensidão branca da neve que castiga seus personagens. Um feito quase raro em filmes de faroeste, ainda mais se tratando dos "westerns" italianos, que em sua grande maioria usavam o deserto de Tabernas na Espanha para representar a terra sem lei dos EUA. As locações de "O Vingados Silencioso" continuaram sendo feitas no país ibérico. Para ser mais exato, ao norte do país, perto da fronteira com Andorra e França, nos Pirineus. As famosas cadeias de montanhas européias, representam a região montanhosa do estado americano de Utah, e sua pequena cidade chamada Snow Hill.

É nesse local que homens perdem a vida de forma covarde e cruel, mediante a leis criadas para morte à bandidos. Lá reside Pollicut (Luigi Pistilli), um rico comerciante da cidade que paga o implacável Tigrero (Klaus Kinski) para matar os supostos meliantes.


Assustados, muitos dos homens que tem suas cabeças à prêmio, refugiam-se nas frígidas montanhas do estado de Utah. O ano é 1899, decadência do conhecido velho-oeste americano. É nessa época que o governador do estado convoca um dos mais nobres homens de sua província, afim de acabar de vez com a terra sem lei que ainda permea seu estado. Burnett (Frank Wolff), é o nome do xerife que parte para Snow Hill, afim de conceder anistia ao refugiado povo da montanha que são vitimados pela soberba do tirano Pollicut. Em meio as desavenças da região, um excelente pistoleiro que vaga pelas frígidas montanhas, é chamado para o mesmo vilarejo, afim de vingar a morte do marido de uma bela viúva negra (Vonetta McGee, uma das musas do Blaxploitation). Para isso o solitário pistoleiro deve acabar com a tirania do comerciante local, e de seu fiel caçador de recompensas.


O nome do homem é um mistério, apenas sabe-se que ele é chamado por Silêncio (Jean-Louis Trintignant). Seu apelido origina-se de sua mudez, quando lhe foi cortada as cordas vocais ainda criança. Diferentemente do protagonismo dos anti-heróis de outros faroestes italianos, onde a amargura e a masculinidade aflorada, dava a áurea impermeáveal de uma figura quase sobre-humana aos misteriosos pistoleiros, Silêncio é um homem vulnerável.. Talvez seja por isso que "O Vingador Silencioso" se difere tanto dos outros "spaghetti westerns". O personagem mudo de Jean-Louis Trintignant é dotado de ética, até nos remotos locais esquecidos pela lei. Ele, por exemplo, jamais balearia um homem desarmado, ou que ao menos não tivesse a arma em punho.


Diz a lenda que astro francês Trintignant, só atuou no filme, pois tinha uma dívida com o produtor do filme. O ator é mais conhecido por sua faceta de galã de películas políticas como em "Z" de Costa-Gravas e "O Conformista" de Bernardo Bertolucci. Já Klaus Kinski, rouba a cena (mais uma vez) com o irônico e sedento caçador de recompenas Tigrero. Com seu fiel caderninho, o vilão anota e contabiliza as "cabeças" que conseguiu exterminar de forma humilhante.

[PODE CONTER SPOILERS] A trilha-sonora emblemática, composta pelo grande Ennio Morricone, embala as imagens frígidas da remota região montanhosa de Utah. A vulnerabilidade de Silêncio é evidenciada, no pungente desfecho da trama, onde o "mocinho" e o "vilão" se confrontam em uma fria e rápida sucessão de tiros que vitima nosso "herói". É de forma paradoxal que nosso protagonista é tratado como meliante, enquanto o vilão é dono de seu direito, por estar dentro da injusta lei que vigorava até então nas altas montanhas de Utah. Um fim desconfortante e até surpreendente, que ficou marcado entre os fãs do histórico e extinto gênero dos "spaghetti-westerns". De certa forma, uma pequena pérola dentro do gênero.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs