segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FICA A DICA - Primeira de 2011

 Exit through the gift shop, 2010
Dirigido por Bansky
O documentário narra a odisséia do imigrante francês Thierry Guetta, residente em Los Angeles, e que vive perseguindo artístas de rua com sua filmadora. Até que um dia, com a ajuda do famoso artista britânico Bansky, Guetta decide abrir uma galeria para expor suas obras. Mesmo que as mesmas sejam de autoria de designers contratados, o francês adota "Brainwash" como nome artístico. Literalmente produzido, Thierry Guetta se torna famoso, mas desconhece totalmente a essência da arte, tornando em suas mãos um bem sucedido negócio. "Exit through the gift shop" é uma discussão bem humorada sobre o verdadeiro significado da arte, e as consequências de um charlatão que a usa como um fim lucrativo. Muitos acreditam que o tal "Brainwash" de Guetta seja um personagem inventado por Bansky, afim de tornar seu manifesto mais verdadeiro. Apesar de minhas suspeitas a respeito disso, Brainwash e suas gravuras fabricadas se tornaram referência nos EUA, estampando até o álbum de "Greatest Hits" da Madonna.
 127 Horas, 2010
Dirigido por Danny Boyle
Apesar das polêmicas marqueteiras em torno de "127 Horas", o filme me surprendeu não pela agônia prometida, mas sim pela direção firme do cineasta de Trainspotting. Danny Boyle resume 127 horas em 90 minutos de aflição e dinâmicas jamais vistos. James Franco interpreta Aron Ralston, um engenheiro que nos finais de semana se aventura pelos perigosos rochedos de um deserto da California. Autoconfiante, o jovem cheio de adrenalina se acidenta ao cair em um fresta e ficar com o braço direito preso em uma pedra . Com pouca água e comida, o filme conta o drama vivido por Ralston que além do braço esmagado e do clima oscilante do deserto, teve que controlar sua sanidade.  Na mão de outro cineasta 127 Horas poderia ter se tornado um filme enfadonho, melodramático, ou até mesmo apelativo. Mas Boyle trata o drama verídico de Aron Ralston, em uma contagiante história de superação sem se tornar piegas. A edição videocliptica e a trilha sonora eclética, como de praxe na filmografia do cineasta britânico, está presente em 127 Horas. Além da convincente atuação de James Franco que tornou o filme em uma obra mais realista e humana.
Coração Selvagem, 1990
A chama que arde na hora do sexo, sempre se mantem acesa, mesmo que suas consequências possam se tornar desastrosas. E é esse tema que David Lynch aborda brilhantemente no road-movie Coração Selvagem. Nicolas Cage interpreta Sailor Ripley um presidiário que foge da condicional com sua fogosa namorada Lula Fortune (a estonteante Laura Dern). Jurados de amor eterno, o casal se dirige para a California, tendo em seus encalços dois capangas da misteriosa Marietta (Diane Ladd), mãe de Lola. Johnnie Farragut (Harry Dean Stanton) é um detetive que nutre uma paixão por Marietta, enquanto Santos (J.E.Freeman) é um criminoso cheio de perigosos contatos. Ambos usam suas artimanhas afim de eliminar Sailor, testemunha de um homicídio. Com "Coração Selvagem", Lynch se consolidou diante da crítica como um excelente cineasta autoral, mesmo depois da bomba "Duna", e da obra-prima "Veludo Azul". O surreal, marca registrada do diretor, se mescla com a lascividade dos humanos em Coração Selvagem., tranportando o espectador em uma jornada de sentimentos efêmeros e impulsivos.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs