terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Decepções de 2010

Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives, 2010, Tailândia
Pretencioso e superestimando, Uncle Boonmee é um retrato religioso e social tailândes que foi premiado injustamente com a Palma de Ouro. O espectador da película do cineasta Apichatpong Weerasethakul presencia quase duas horas de devaneios, em um filme oriental difícil de engolir, mas com grande aceitação da crítica devido a estrutura narrativa "exótica" e sensorial da trama.

Tropa de Elite 2, 2010, Brasil
Sim, a continuação de Tropa de Elite é boa, mas também não é tudo isso. Apesar do prever fatos consolidados de nossa estimada pátria, e de ter batido todos os recordes do cinema nacional, Tropa de Elite não supera o primeiro filme em contudência e originalidade, mas serve como um bem sucedido lampejo de protesto sócio-político.

Abutres, Argentina, 2010
Sou fã confesso do cinema portenho e de seu grande astro Ricardo Darin. Mas infelizmente "Abutres" ficou aquém das minhas expectativas. O filme tem um um premissa muito interessante sobre a máfia por trás da indenização de vítimas de acidentes automobilísticos. Entretanto, os últimos minutos do filme possuem um ritmo muito mais acelerado que seu início, dando ao espectador um desfecho apressado e não muito realista.
Eraserhead, EUA, 1976
Dentre todos os devaneios do cineasta David Lynch, o maior sem dúvidas foi logo em seu debute. O orçamento baixo, pago do bolso do diretor é um dos filmes mais perturbantes do cinema. Não só pelas imagens do bebê mutante, filho do protagonista, mas da forma narrativa do cultuado cineasta. Eu já esperava uma trama onírica aos moldes Lynchianos, mas não uma completa gama de imagens sem sentido que muitos aplaudem sem entender. Há quem diga que o filme discute a paternidade, e os sensos de responsabilidade empregados nela. Mas não acredito que essa foi a verdadeira intenção de David Lynch ao rodar e investir essa comentada película.


My son, My Son, What Have you Done, EUA, 2009 A intenção foi boa, mas o produto final nem tanto.Werner Herzog brinca de David Lynch (por sinal, produtor dessa película), em um filme que tenta levar a tona a obscuridade da mente humana. Apesar de grandes atores como Michael Shannon, Willem Dafoe, Chlöe Sevigny, Brad Dourif e Udo Kier, o filme não emplaca e pouco flui nas misteriosas cenas, aparentemente sem sentido.O filme soa como uma forçação de barra pseudo-intelectual e psicanalística.

Kick-Ass- Quebrando Tudo, EUA, 2010 Apesar do fracasso nas bilheterias, a adaptação homônima dos quadrinhos de Mark Millar foi bem acolhida pela crítica e pelo público. Eu evidentemente "nado contra a maré" e acho o filme apenas um bom passatempo. Os maneirismos hollywoodianos de super-heróis estão nessa película que não encontra em seu protagonista (Aaron Johnson fraco) um personagem carismático. Tanto é que a grande sacada do filme já é a clássica personagem Hit-Girl (Chloe Moretz), como uma menininha que é mais durona que todos os personagens da filmografia do Vin Diesel. Mesmo com ela, o filme fica bem atrás de "Scott Pilgrim" e "Homem de Ferro 2", as melhores adaptações de quadrinhos do ano.

Medos Privados em Lugares Públicos, 2006, França Esse filme me instigou pelo fato de fazer um enorme sucesso nos cinemas de arte de São Paulo. Desde 2007 o filme não saiu de cartaz, levando dezenas de espectadores às salas de cinema toda semana.  Além das presepadas dos anseios modernos abordados pela película, o filme é uma simplória brincadeira do inveterado cineasta francês Alain Resnais em fazer arte. Sim, o filme é divertido e as vezes foge do padrão métrico do cinema atual, mas é basicamente "água com açúcar". Unindo a suposta idealização intelectual do cineasta, somada à simplicidade do enredo e da trama, ainda não compreendi o a cultuação paulistana em torno dessa pequena obra de um grande cineasta.

1 comentários:

Declieux Crispim disse...

Dos filmes citados só não vi Kick Ass, mas todos os outros considero ótimos filmes, inclusive Medos privados em lugares público, de Alain Resnais, acho uma obra-prima e um dos melhores do século. Tio Boonme é um dos melhores do ano, assim como Abutres e Tropa de Elite 2.

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs