quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O RETORNO (2003)

Andrei Zvyagintsev nunca tinha dirigido um filme antes de "O Retorno". Seu debute como cineasta com certeza não poderia ter sido melhor. Com mão firme de um legitimo russo, dirigiu a sensível história da relação entre um pai e dois filhos. O premiado"road-movie" conta a história de Andrey e Ivan, garotos comuns e mimados pela mãe. Certo dia o pai dos meninos que estava ausente há anos, retorna misteriosamente para casa. Os 12 anos que passou longe da família não intimidam o patriarca que mantem a rédia curta com os filhos. Sentados à mesa de jantar após mais de uma década, a família reune-se novamente. O pai propoem uma viagem com os garotos, como uma forma de aproximação.

Com o desenrolar da trama torna-se mais contundente o método pedagógico que o pai adota para educar os filhos. O caçula é o mais rebelde e mimado e sempre contraria o esforço que o pai faz para torna-lo homem. Antes de dormir, as conversas com o irmão revelam que o sentimento que nutre pelo pai, é de desconfiança e indiferença diante de longos 12 anos de ausência. A viagem torna-se mais emocional quando chegam a uma pacata ilha. É nesse local que Andrey e Ivan tornam-se enfim, dois homens maduros graças ao rigoroso pai. Pontuado por uma rica fotografia, o filme em sua maior parte é silencioso, e delicadamente mostra a conturbada semana dos protagonistas, na ótica dos garotos, que desconhecem a verdadeira faceta do patriarca.

O roteiro, como sempre coube ao cinema russo, é bem mais complexo do que se imagina. Apesar de sua linearidade e edição simples, "O Retorno" é muito mais do que parece. Zvyagintsev não revela as verdadeiras intenções do pai, fazendo o espectador pensar depois do término da película. Em 2004, tal película foi aclamada com vários prémios ao redor do mundo, incluindo o Leão de Ouro em Veneza e uma indicação ao Globo de Ouro de filme estrangeiro. Em 2007, Zvyagintsev dirigiu "Izgnanie", película de mais de duas horas de duração que não vingou tanto quanto "O Retorno".

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs