terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Os 10 Maiores astros de 2008

1-) Heath Ledger
É estranho ver um astro morto no começo do ano, ser eleito como a personalidade do cinema em 2008. Depois de sua misteriosa morte, a figura em torno do ator australiano tomou proporções homéricas, tanto que o sucesso do ano (e da década), não seria o que foi, graças a Heath Ledger. Uma das maiores polêmicas desse ano, era a discussão de que a Academia deveria indica-lo para o Oscar, como uma homenagem pós-mortem.
Além de sua impressionante e assustadora atuação no filme do Batman, Ledger não deixará tão cedo as lembranças dos cinéfilos ao redor do mundo. Tímido e discreto, o astro já tinha começado a despontar depois de "Brockback Mountain". Infelizmente morreu antes de ver seu Coringa nas telonas, consagrando como o personagem de que sempre será lembrado. A Warner Brothers e a DC Comics agradecem.
2-) Robert Downey Jr.
No fundo do poço, Robert Downey Jr. decidiu parar com a vida de drogado, quando comia um Whooper do Burger King. Depois daquela noite, Downey Jr, trilhava novamente o caminho para o estrelato, afinal ninguém nunca duvidou de seu talento. Esse hambúrguer rendeu uma homenagem mais do que especial no mega blockbuster, "Homem de Ferro", no qual era o protagonista. Nas mãos do astro, Tony Stark ganhou vida na forma de um milionário irônico e carismático, em um papel impressionantemente delicioso. Esqueça a tecnologia de "Homem de Ferro" (que é de primeira por sinal), pois é do ex viciado em cocaína que a película se apoia. Além disso, Downey Jr. atuou ao lado de Ben Stiller e Jack Black em, "Trovão Tropical". Considerado pela crítica como a comédia do ano, o filme tem seus defeitos, mas é no papel de Kirk Lazarus que o ator mostrou todos os dotes de um excelente comediante e de um profissional cénico de primeira linha. "The Soloist" com Jamie Foxx é a próxima tacada de Robert Downey Jr. para 2009 e "Sherlock Holmes" para 2010.

3-) Brad Pitt
O galã Brad Pitt estreiou somente em dois filmes, mas mesmo assim 2008 será um ano inesquecível para o astro. Tudo porque suas atuações em "Queime Depois de Ler" e "The Curious Case of Benjamin Button" encheram seu ego de elogios dados por entusiasmados críticos. Enfim o ator recebe o devido mérito de não ser somente mais um rosto bonito. Além disso as causas sociais do astro andam em alta. Ele patrocina campanhas para as vítimas do Furacão Katrina em Nova Orleans e para fome na África. Tudo isso somado ao segundo bebê que sua bela esposa, Angelina Jolie teve nesse ano e a sua participação como protagonista em "Inglorious Bastards" de Quentin Tarantino.
4-) Meryl Streep
Considerada a maior atriz norte-americana viva, Meryl Streep é um caso raro em Hollywood. Com apenas 59 anos, ela já bateu o recorde de indicações de Katharine Hepburn no Academy Awards. Foram 14 vezes, sendo que duas vezes voltou com a estatueta para casa. No próximo Oscar está quase como certo sua indicação para "Doubt", ao lado do excelente Philip Seymour Hoffman. Outro mérito da atriz em 2008, foi o musical "Mamma Mia!" que foi um sucesso mundial. A loira cantou ao lado de Pierce Brosnan, algumas músicas do grupo sueco Abba, e mandou muito bem. Com esse papel, Meryl Streep mostrou ter muitos mais talentos de que se imagina e que sua versatilidade está em alta.

5-) Javier Bardem
O latin lover Javier Bardem garantiu em 2008, um Oscar por sua inesquecível atuação em "Onde Os Fracos Não Tem Vez". Seu Anton Chigurh foi a mais impressionate atuação como coadjuvante da década. Não era a toa que todas as mídias apostavam em uma vitória fácil de Bardem no Oscar. Agradeceu aos irmãos Coen e até sua mãe que estava na primeira fila, prestigiando o filho. Esqueceu apenas de seu affair, Penelope Cruz, na qual contracenaram em "Vicky Cristina Barcelona". Apesar do fracasso mais do que previsível nos EUA, Bardem, Cruz e Scarlett Johasson protagonizaram um dos filmes mais sexys do ano, tudo na batuta de um dos maiores cineastas vivos; Woody Allen. O astro espanhol mostrou seu charme para ao mundo e se bobear pode até receber uma indicação para o Academy Awards. Seria sua quarta.

6-) Anne Hathaway
Quem diria que a mocinha do "Diário da Princesa" iria para algum lugar além de um curto estrelato em produções adolescentes. Anne amadureceu bastante desde sua estréia no cinema. Atuou ao lado de Meryl Streep em "O Diabo Veste Prada", a dois anos e voltou com tudo para o independente, "Rachel Getting Married". A jovem atriz também segurou as pontas em "Agente 86" com Steve Carrell. Diante de tanto sucesso, Tim Burton chamou a jovem para atuar como a Rainha Branca na versão dark de "Alice no País das Maravilhas", ao lado de Johnny Depp. A Academia está de olho nela para o ano que vem. Vamos aguardar.


7-) Penelope Cruz
A espanhola enfim conseguiu se achar em Hollywood. Depois de idas e vindas, Penelope Cruz fixou na terra do Tio Sam com sua excelente Maria Elena de "Vicky Cristina Barcelona" de Woody Allen. Ao lado de seu namorado, Javier Bardem, Penélope desponta como uma das maiores atrizes ibéricas de todos os tempos. Além da Maria, Penélope atuou em Elegy, ao lado de Ben Kingsley. Ambas atuações elogiadíssimas pelos críticos do mundo todo.

8-) Mickey Rourke
Em meados da década de 90, ninguém mais lembrava de Mickey Rourke. Um dos maiores galãs da década de 80, Rourke arrebatou corações de moças com suas performances em "9 1/2 Semana de Amor" e "Coração Satânico". Mas envolveu-se em problemas e virou lutador de boxe profissional. Ficou deformado e entrou para o esquecimento. Até que voltou em 2000, no péssimo "Get Carter". Fez ponta em "Era Uma Vez no México" e ficou cult na adaptação dos quadrinhos, "Sin City". Mas foi em 2008 que Mickey Rourke encontrou-se com a palavra redenção. Em "The Wrestler", o ator arrancou aplausos efusivos dos críticos de Veneza e recebeu um prêmio por lá. Depois disso, coleciona indicações ao redor do mundo por sua performance. Incrivelmente é o favorito para ganhar o Oscar de melhor ator no ano que vem. A continuação de "Sin City" está prevista para 2010, e seu nome é mais do que confirmado. Quem diria hein?!

9-) James Franco
Com medo de ficar na sombra de Harry Osborn da trilogia do "Homem Aranha", James Franco tentou sair dessa que poderia ser sua maior maldição. Depois do último filme do homem aracnídeo, Franco aventurou-se na comédia drogada, no melhor estilo de Cheech e Chong, em "Pineapple Express" ao lado de Seth Rogen e do aclamado diretor indie, David Gordon Green. Mas não é só de Saul Silver (Pineapple Express) que o ano de Franco foi feito. Ao lado de Sean Penn e Josh Brolin, o ator protagoniza um romance homossexual em "Milk". A película de Gus Van Sant é a mais cotada em todos prêmio ao redor do mundo. E Franco consegue se dar bem em meio a tantas atuações primorosas.
10-) Angelina Jolie
Meio clichê colocar a estrela e mãe de família na lista dos maiores astros de 2008. Eu sei todo mundo faz isso, não sou criativo, mas sou observador. Sim ela merece estar aqui porque fez coisas boas pela sétima arte nesses últimos 12 meses. "The Changeling" de Clint Eastwood, "O Procurado" e "Kung Fu Panda" foram três filmes que contam com o nome da bela em seus créditos. Foi a pessoa mais esperada em Cannes para esse ano, e apareceu grávida de 8 meses do galã Brad Pitt. Esse último por sinal com um belíssimo ano nas costas (vide sua terceira posição). O ditado que diz que por trás de um grande homem há uma grande mulher, se encaixa nesse contexto. Ressalva de que Jolie não precisa estar nem atrás e nem na frente de nenhum homem. Mas ai é outra história.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs