quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

62 ANOS DE STEVEN SPIELBERG

Nascido em Cincinnati no ano de 1948, Spielberg é a visão estereotipada de como um cineasta deve ser. Barbudo, baixo e de óculos. Aliás ele criou esse padrão por ser o diretor mais famoso e popular de todos os tempos. É considerado por muitos como o maior cineasta da história da sétima arte. Também puderá, tudo que ele toca, não sendo comédia (seu ponto fraco), vira sinônimo de qualidade. Seja filmes de aventura para toda família ou dramas que envolvam a Segunda Guerra Mundial. Spielberg não segue um gênero específico como a maioria dos diretores faz. E nas horas vagas tem tempo para produzir blockbusters e dobrar sua conta bilionária. Suas obras primas são; "Encurralado", "Tubarão", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Os Caçadores da Arca Perdida", "ET-O Extraterrestre", "A Cor Púrpura", "O Império do Sol", "Indiana Jones e a Última Cruzada", "Jurassic Park", "A Lista de Schindler", "O Resgate do Soldado Ryan", "Inteligência Artificial", "Pegue-me se for Capaz" e "Munique". Todas essas películas premiadas e aclamadas por crítica e público. Sua vasta obra é marcada por cenas monumentais, como a do ET e o menino voando de bicicleta, ou o de Indiana Jones correndo de uma bola gigante feita de pedra. Portanto nessa data, gostaria de fazer essa pequena homenagem, mais que merecida, ao mestre Spielberg. Que venham mais 62 anos. A seguir as cinco melhores películas do cineasta.

1-) OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Indiana Jones é um dos personagens mais marcantes do cinema norte-americano. É tão simbólico quanto o Tio Sam ou a Estátua da Liberdade. Diferente de outros heróis, Indiana Jones tem suas fobias e seus defeitos, tornando-o mais humano e levando ao público uma identificação maior. Os Caçadores da Arca Perdida é a síntese desse herói, em uma produção que homenageia filmes de aventura B da década de 50. Toda ação, claro, marcada pela antológica trilha de John Williams. Infelizmente recebeu uma continuação esse ano, pouco digna em relação à original.
2-) TUBARÃO
Quem nunca viu Tubarão e não ficou apreensivo ao ir na praia? Tubarão foi o primeiro arrasa quarteirão do cinema. O filme que redefiniu os filmes de verão e os blockbusters. Com atuações arrasadoras e suspense aterrorizante, Spielberg pega carona na escola Hitchcockiana, ao mostrar o peixe assassino em primeira pessoa, aumentando o nível de tensão da película. Como o compositor Bernard Herrman fez com Psicose, John Williams faz nesse filme. Transforma a trilha em mais um personagem. Esqueça as imitações baratas pois Tubarão é único. Um cult. Uma grande obra cinematográfica.

3-) A LISTA DE SCHINDLER
Um dos maiores horrores criados pela humanidade foi recriado na lentes de Spielberg, de uma forma impressionante. Sem censura, o cineasta recriou o massacre dos nazistas nos judeus de uma forma barbara e emocionante. Confesso que foi um dos poucos filmes que me arrancou lágrimas. A história verídica do empresário alemão, que ajudou mais de mil judeus a sairem vivos do campo de concentração rendeu noves oscars, incluindo o de melhor diretor para Spielberg.
4-) E.T.- O EXTRA-TERRESTRE
A fábula que conquistou uma geração inteira é indispensável para a lista dos maiores de Spielberg. Futuramente, o cineasta será lembrado pela delicadeza de como conduziu essa película familiar. Uma história de amizade entre um ser extraterreno e um garoto, filho de uma mãe divorciada, pontuados novamente pelo belíssimo tema de John Williams.

5-) ENCURRALADO
A atuação agonizante de Dennis Weaver, perseguido por um caminhoneiro maníaco, foi feito diretamente para televisão. Mas o sucesso foi tão grande que a película teve uma versão para tela grande. No Brasil por exemplo, "Encurralado" foi um sucesso arrebatador e rendeu a Spielberg portas abertas para qualquer estúdio grande. Ou seja, a saga do motorista perseguido por um caminhão monstro foi o divisor de águas na carreira do cineasta.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs