quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Perfil - Helena Bonham Carter



Dona de uma beleza discreta e de personagens exóticos e ecléticos, Helena Bonham Carter vai receber um prêmio especial pela sua filmografia no próximo BIFA (British Independent Film Awards).

Helena vem de uma família de aristocratas britânicos. Sua primeira personagem de destaque foi na adaptação cinematográfica de "Uma Janela Para o Amor". Logo em seguida surgiram alguns personagens baseados em livros e peças tipicamente britânicos.  Por "Asas do Amor" de Iain Softley, Helena recebeu sua única indicação ao Oscar, pelo papel de Kate Croy, baseado no livro homônimo de Henry James. Participou também de adaptações para livros de E.M.Forster ("Maurice" e "Retorno a Howards End" ambos de James Ivory), Mary Shelley ("Frankenstein" de Kenneth Branagh), William Shakespeare ("Hamlet" de Franco Zeffirelli e "Noite de Reis" de Trevor Nunn) e George Orwell ("Keep the Aspidistra Flying" de Robert Bierman). Além de interpretar Bellatrix Lestrange, personagem da série de livros juvenis do Harry Potter, que foi transportado para as telonas.

Contudo apenas em 1999 que Helena foi reconhecida pelo grande público fora do território britânico. A atriz atuou ao lado de Edward Norton e Brad Pitt em "Clube da Luta", e consolidou de vez sua participação em grandes películas hollywoodianas. Em "Planeta dos Macacos" de 2001, Helena trabalhou pela primeira vez com Tim Burton, e além de selar parceria profissional por mais de cinco filmes com o cineasta, a atriz casou-se com ele. "Peixe Grande", "Sweeney Todd", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Alice no País das Maravilhas" e "Noiva Cadáver" foram os filmes que fez com seu aclamado marido.

A homenagem a atriz de 44 anos parece precoce, mas Helena Bonham Carter já tem mais de 60 filmes em sua carreira. Inclusive ela foi indicada para o prêmio de melhor atriz coadjuvante do BIFA Awards, pelo novo "The King´s Speech" e possivelmente pode estar no proximo Academy Awards. Confira agora meu TOP 5 da atriz, com seus trabalhos mais emblemáticos.

5-) Loney Honeychurch (Uma Janela Para o Amor, 1986)
4-) Helen Schlegel (Retorno a Howards End, 1992)
3-) Sra.Lovett (Sweeney Todd, 2007)
2-) Jenny/ Bruxa (Peixe Grande, 2003)
1-) Marla Singer (Clube da Luta, 1999)

1 comentários:

João Inácio disse...

O primeiro filme de destaque dela, tb o primeiro que vi com ela, numa exibição de uma aula de História no antigo Segundo Grau - e um dos meus preferidos ainda hoje é Lady Jane.

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs