sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícias de Cannes-Primeiros dias

O Festival de Cannes 2009 começou com grandes películas já dando o que falar. É o caso de "UP", nova animação da Pixar, que abriu o maior evento cinematográfico depois do Oscar. Para delírio de cinéfilos do globo todo, Francis Ford Coppola está de volta, e com um filme bom. Depois de alguns erros, nas últimas decadas, o cineasta de "O Poderoso Chefão", parece ter acertado a mão com "Tetro". Película essa que ele descreve sendo como o "Chefão", mas sem tiroteios. Os críticos aprovaram o novo filme de Coppola, que se passa na Argentina e conta com grandes atores latinos como Carmem Maura e Maribel Verdú. O polêmico ator e diretor Vincent Gallo interpreta o tal "Tetro" que dá nome ao filme. A relação desse ator com Cannes, não é das melhor. Em 2003, "Brown Bunny" filme em que dirigiu e atuou ao lado da sua até então namorada, Chloe Sevigny, foi vaiado e ridicularizado pelos críticos. A película ficou conhecida por uma forte cena de sexo explícito em que Sevigny faz sexo oral com Gallo.

Outro mestre sagrado do cinema norte-americano que "deu as caras" em Cannes foi Martin Scorsese que apresentou a versão restaurada de "The Red Shoes" dos britânicos Michael Powell e Emeric Pressburger. Scorsese foi muito falado em Cannes, após a divulgação de que vai dirigir a cine beiografia do cantor e ator Frank Sinatra.

Na Seleção Oficial, "Fish Tank", "Spring Fever", "Bright Star" e "Thirst" são quatro dos vinte filmes indicados a Palma de Ouro de Cannes desse ano, que já foram exibidos para o jurí e para jornalistas do mundo todo.


"Air Doll" do japonês Hirokazu Kore foi exibido no "Un Certain Regard"
Up de Peter Docter
Cerimônia de abertura
Elenco e diretor de Spring Fever
Jane Campion, diretora de "Bright Star"

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs