terça-feira, 19 de maio de 2009

CANNEwS 2009

Gostaram da criatividade do título desse post? Eu também não, mas beleza. O que interessa é que o Festival de Cannes, apesar da crise, continua glamouroso e polêmico. O glamour fica por conta dos astros do cinema mundial desfilando no tapete vermelho do Croisette. E não podemos deixar de citar os fotógrafos, jornalistas e o críticos mais venenosos do planeta. Todos reunidos nessa pequena cidade litorânea da Riviera Francesa. Já a parte polêmica fica, como de costume, para Lars von Trier. O dinamarquês é tão talentoso quanto polêmico. E nessa edição do festival não foi deixou por menos essa fama de "marrudo". O diretor de "Antichrist" deixou a modéstia de lado e afirmou que é o melhor cineasta do mundo. Quanto a sua película de terror psicológico exibida na Seleção Oficial, chocou muitos conservadores e amantes de cinema. Vaiado pela maioria, muitos dos jornalistas se perguntaram o porque de von Trier dirigir um longa desses. Sucinto mais uma vez o dinamarquês disse que ele dirigia para ele é mais pra ninguém. Segundo Trier, o filme foi como uma terapia para sua depressão, que por sinal não foi curada.

O espanhol Pedro Almodóvar e sua musa, Penélope Cruz também não foram bem falados em Cannes. A comédia dramática, "Los Abrazos Rotos" teve um desempenho mediano entre os críticos e foi considerada como muito fraca aos padrões de Almodóvar. Esse que revelou que já fez sexo oral em uma atriz de seu filme, para lhe mostrar como seria feita uma cena. Talvez a revelação mais inusitada dessa edição até agora.

"Un Prophète" de Jacques Audiard foi o mais aplaudido dos filmes exibidos pela Seleção Oficial, e é o franco favorito dessa edição. Contudo o fato do filme ser praticamente todo masculino pode atrapalhar na decisão dos jurados que são de maioria feminina. Outro elogiado foi o politizado Ken Loach e seu futebolístico "Looking for Eric". Produzido pelo ex-atacante francês do Manchester United, Eric Cantona. Loach explica que o filme é uma verdadeira aula de antropologia ligada ao esporte mais amado do mundo.

O italiano Marco Bellochio marca presença pelo segundo ano consecutivo por seu "Vincere". Drama de época conta a história das amantes do antigo ditador fascista, Mussolini. A recepção da película foi fria, se comparada com a de "Gomorra" na edição passada.

Confira algumas imagens do mais glamouroso dos festivais de cinema do mundo.



Willem Dafoe, Lars von Trier e Charlotte Gainsboug por "Antichrist"
Penélope Cruz e Pedro Almodóvar por "Los Abrazos Rotos"
Ken Loach e Eric Cantona por "Looking for Eric"

Marco Bellochio e elenco de "Vincere"
O mais aplaudido até o momento é "Un Prophète" de Jacques Audiard

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs