segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

E O Oscar foi para...

Foi uma bela festa comparada com anos anteriores. O número musical apresentado pelo anfitrião da cerimônia, Hugh Jackman, ao lado de Beyoncé, Zac Efron, Vanessa Hughes e Amanda Seyfried (Mamma Mia!) e dirigido por Baz Luhrmann (Moulin Rouge! e Austrália) foi espetacular. Outra parte interessante foi a exibição de um curta dirigido e escrito por Judd Apatow, com os anfitriões de "Pineapple Express"; Seth Rogen e James Franco estavam hilariantes. Na parte da entrega dos prêmios, roubaram a cena, Tina Fey e Steve Martin (comediantes roteiristas, diga-se de passagem) que apresentaram os indicados para roteiro original e adaptado. A apresentação com Ben Stiller barbudo, ao lado da elegante Natalie Portman, também foi um momento divertido da cerimônia.
Mas como esperado, a 81ª edição do Academy Awards não apresentou grandes surpresas. A única que teve, pelo menos para mim, foi bem frustrante, já que Sean Penn recebeu o Oscar de melhor ator, tirando do favorito da noite, Mickey Rourke. Durante seu discurso, disse que estava surpreso pelo prêmio, e elogiou Rourke por sua atuação em "O Lutador", além de citar Barack Obama, e deixar sua marca engajada na festa. Heath Ledger venceu e seus familiares foram receber o prêmio pelo falecido ator, arrancando lágrimas da platéia. Penélope Cruz e Kate Winslet venceram nas categorias de melhor atriz coadjuvante e melhor atriz, respectivamente. Danny Boyle venceu como diretor e seu "Slumdog Millionaire", levou a principal estatueta da noite. O homenageado de 2009 foi o gênio da comédia, Jerry Lewis, que aos 83 anos marcou presença e recebeu o Oscar das mãos de Eddie Murphy. Bollywood esteve muito presente na cerimônia, principalmente na parte das apresentações das canções. A deliciosa "Jai Ho" de "Slumdog Millionaire" levou a melhor e recebeu merecidamente o prêmio de melhor canção. Esse último filme, por sinal, foi o maior vencedor da noite, levando 8 Oscars. Confira na íntegra a lista dos ganhadores do 81º Academy Awards:

FILME: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
DIRETOR: DANNY BOYLE (QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?)
ATOR: SEAN PENN (MILK)
ATRIZ: KATE WINSLET (A LEITORA)
ATOR COADJUVANTE: HEATH LEDGER (O CAVALEIRO DAS TREVAS)
ATRIZ COADJUVANTE: PENELOPE CRUZ (VICKY CRISTINA BARCELONA)
LONGA DE ANIMAÇÃO: WALL-E
ROTEIRO ADAPTADO: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
ROTEIRO ORIGINAL: MILK-A VOZ DA LIBERDADE
DIREÇÃO DE ARTE: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
FOTOGRAFIA: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
FIGURINO: A DUQUESA
FILME ESTRANGEIRO: OKURIBITO (JAPÃO)
DOCUMENTÁRIO: O EQUILIBRISTA
DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM: SMILE PINKI
MONTAGEM: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
MAQUIAGEM: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON?
TRILHA SONORA ORIGINAL: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
CANÇÃO ORIGINAL: JAI HO (QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?)
CURTA DE ANIMAÇÃO: LA MAISON EN PETITS CUBES
CURTA LIVE ACTION: TOYLAND
EDIÇÃO DE SOM: O CAVALEIRO DAS TREVAS
MIXAGEM DE SOM: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
EFEITOS ESPECIAIS: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

1 comentários:

Fabrício Behrmann disse...

Apesar de ainda não ter visto Milk, gostei bastante de ver o Sean Penn levando a estatueta. Afinal ele beijou homem no filme! A academia gosta dessas coisas... Sem falar que era o Sean Penn! O maluco tem a maior pinta de machão. Só de ver as cenas dele interpretando um homossexual de forma extremamente convincente já me deixaram muito surpreso.
Gostei também de ver o Heath Ledger levar o prêmio, merecido!

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs