sexta-feira, 13 de julho de 2007

ALAIN RESNAIS









Com a estréia de MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS, resolvi fazer uma pequena bio grafia do cineasta desse filme, o veterano ALAIN RESNAIS. Antes de fazer longas de ficção, Resnais atuava na área de documentários de curta metragem. Seu primeiro longa, talvez tenha sido também sua maior Obra Prima. Hiroshima Mon Amour (1959) trazia Emmanuele Riva como uma jovem moça que se apaixona por Eiji Okada em Hiroshima. Sua obra seguinte foi O Ano Passado em Marienbad (1961) conta a história de um homem que tenta convencer uma mulher a fugir com ele, mas a mesma não tem certeza se teve um caso com ele. Depois desse filme Resnais foi considerado o "cineasta do tempo e da memória".
1966-A GUERRA ACABOU
1968-EU TE AMO, EU TE AMO
1974-STAVISKY
1976-PROVIDENCE
1980-MEU TIO DA AMÉRICA
1989-QUERO IR PARA CASA
1993-SMOKING/NO SMOKING
1997-AQUELA VELHA CANÇÃO
2006-MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS
No final da década de 90, Resnais teve problemas com sua saúde (mais especificamente na visão). Mesmo assim dirigiu o musical Aquela Velha Canção, que foi bastante elogiado pela crítica, mas a pelicula não teve muito sucesso fora da França, porque consideravam-na muito regional.
Com mais de 50 anos de carreira e com a saúde debilitada, o cineasta de 85 anos estréia essa semana nos cinemas brasileiros com MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs