terça-feira, 22 de setembro de 2009

TERRA DE NINGUÉM (1973)


"Terra de Ninguém" é um daqueles cults que não recebem merecida atenção na época de seu lançamento. Caso dessa película que apesar de ser indicada para o BAFTA, e de boas críticas na época, o filme não obteve um grande sucesso. Contudo Martin Sheen e Sissi Spacek foram lançados diretamente para o spotlight hollywoodiano e estrearam filmes importantes da década de 70. Também pudera, suas atuações são monstruosas (no bom sentido) e memoráveis, e ajudaram Terrence Mallick, diretor e roteirista do filme, a criar essa bela obra existencialista. "Terra de Ninguém" anda em contramão ao famigerado "American Dream". Seu protagonista é o jovem Kit (Sheen), que trabalha como lixeiro de uma pequena cidade interiorana de Dakota do Sul. O rapaz conhece Holly (Spacek), uma garota dez anos mais jovem, que apesar de pouca personalidade e de uma criação rígida do pai (Warren Oates), apaixona-se loucamente. Apesar do amor recíproco, Kit se descontrola e friamente mata o pai de sua namorada. A partir desse momento o filme que é pontuado pela narração em primeira pessoa da jovem, torna-se um road-movie violento e belíssimo em sua fotografia desértica. Somos tomados por um casal imprudente que vive como animais por vários estados sulistas dos EUA da década de 50. Tendo como principal metáfora a violência de Kit, podemos testemunhar a baixa estima do protagonista que vê na arma de fogo a solução de sua miserável condição de vida. Já Holly, apoia-se em seu namorado, devido ao seu carisma e sua personalidade, mesmo discordando plenamente com seus cruéis métodos de vida.
Anos mais tarde, Terrence Malick, dirigiu e lançou o até então desconhecido Richard Gere no drama "Dias de Paraíso". Após essa película só voltaria a dirigir vinte anos depois com o poético e filosófico "Além da Linha Vermelha", no qual dirigiu um dos elencos mais estrelares da história do cinema estadunidense.
"Terra de Ninguém" é considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes do realismo norte-americano da década de 70, tendo as obras de diretores como Altman, Scorsese e Coppola como carros-chefe.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs