quarta-feira, 9 de junho de 2010

GRITOS E SUSSUROS (1972)

"Gritos e Sussuros" talvez seja uma das obras mais emocionais da filmografia do cineasta sueco, Ingmar Bergman. Desde a concepção da fotografia rubra, para ressaltar o sofrimento estampado no lar das belas mulheres retratadas na película, às atuações arrebatadoras de um elenco afiado.

A trama gira em torno de três irmãs e a empregada da casa; Agnes (Harriet Anderson), Karin (Ingrid Thulin), Maria (Liv Ulmann) e Anna (Kari Sylwan). O local herdado pela mãe, falecida há 20 anos, serve de moradia para Agnes, que sofre de câncer em estágio terminal. Sabendo da grave doença, suas irmãs decidem ajuda-la até o fatídico momento da morte. Karin é a mais velha das três, e nutre um relacionamento de aparências com um diplomata muito mais velho do que ela. Já Maria é aparentemente uma mulher carinhosa e dedicada, que se esconde por trás de uma máscara de orgulho e egocentrismo. Sua flexibilidade emocional, torna-a infiél, levando-a à um caso com o médico da família.

Anna, a empregada da casa, dedica-se à Agnes como uma filha. Há alguns anos antes dos eventuais acontecimentos, Anna perdera sua filha que morreu ainda criança. Sua figura materna é exposta por Bergman de forma exuberante, como na cena em que seus fartos seios expostos, servem como um amparo à Agnes em seu leito de morte. O companherismo entre a empregada e a mulher doente, se opõem de forma violenta ao relacionamento de Karin e Maria. Fiéis às rígidas regras sociais do período retratado, as irmãs nutrem umas pelas outras, sentimentos supérfluos e quase inexistentes.

O diretor sueco criou em "Gritos e Sussuros", uma obra perturbadora e pesada, que de forma metafórica serve como reflexão para seus espectadores. Em cada olhar distante de Maria, ou em cada pedido de clemência da descontrolada Karin, somos expostos ao lado sombrio e cruel do ser humano. Egocêntricos e solitários, vítimas das aparências, Bergman as descreve como um reflexo de uma família pouco amorosa. Os devaneios da pobre empregada Anna, diante de um suposto encontro entre Agnes já falecida e suas irmãs é de partir o coração. Méritos de Ingmar Bergman, que mesclou qualidade plástica, com um roteiro poético e filosófico sobre o âmbito familiar.

"Gritos e Sussuros" ganhou vários prêmios ao redor do mundo, incluindo o Oscar para impecável e forte fotografia vermelha. Um grande filme de um mestre da sétima arte.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs